Título: Quem praticou vandalismo, pagará¿, afirma Lula
Autor: Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 08/06/2006, O País, p. 11

Presidente diz que quebra-quebra não foi ato reivindicatório, mas continuará recebendo líderes de movimentos sociais

BRASÍLIA. Ao falar do quebra-quebra promovido pelo Movimento de Libertação dos Sem-Terra (MLST) na Câmara anteontem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que as pessoas perderam os limites da responsabilidade e do que é permitido fazer na democracia e que, por isso, devem pagar por sua conduta. Para Lula, o que aconteceu não foi um movimento reivindicatório e sim ¿cenas de vandalismo¿.

¿ O que vimos ontem (anteontem) não foi uma cena de democracia, foi uma cena de vandalismo, foi uma cena de pessoas que perderam o limite da responsabilidade no trato da coisa pública. As pessoas podem até não gostar do Congresso Nacional, mas todos nós aqui somos testemunhas de que este país era muito menos seguro e era menos gratificante quando a gente não tinha o Congresso Nacional funcionando, fechado pelo autoritarismo ¿ disse Lula, ressaltando: ¿ Quem praticou vandalismo, pagará pelo vandalismo praticado. Quem pratica a democracia, será beneficiado pela democracia que estamos construindo.

Lula lembra que fez greves ¿sem passar dos limites¿

Para Lula, a sociedade aceita protestos, desde que não extrapolem os limites. E disse que como dirigente sindical nunca agira daquela forma.

¿ Nasci do movimento social. Eu fiz as greves que tinham que ser feitas neste país, eu fiz as passeatas que tinham que ser feitas para conquistar a democracia, fizemos as caminhadas (...) necessárias, vim a Brasília fazer passeata (...) na frente do Congresso Nacional. Mas na minha cabeça sempre permeou a certeza de que a democracia também nos impõe limite de responsabilidade e nos impõe o limite das coisas que podemos ou não fazer. Na medida que extrapolarmos os limites impostos pela democracia, estaremos cometendo atos ilegais e, portanto, estaremos à disposição de pagar o preço de desrespeitar a democracia ¿ disse Lula, acrescentando: ¿ O que aconteceu no Congresso não foi um movimento reivindicatório, até porque não apresentaram pauta. E toda vez que um movimento extrapola os limites da democracia, este movimento não está representando os anseios democráticos da sociedade.

Lula disse que continuará recebendo representantes de entidades no Palácio do Planalto. O presidente recebeu o líder do MLST, Bruno Maranhão, duas vezes no Planalto.

¿ Nunca, em nenhum momento, criamos qualquer dificuldade para que o movimento pudesse vir aqui nos entregar reivindicações e reclamar. E vamos continuar agindo assim. Afinal de contas, foi para isso que eu ganhei as eleições, para garantir que a parte da sociedade que não tem os acessos que normalmente uma outra parte tem ao poder político possa ter ¿- disse Lula.