Título: UNESCO HOMENAGEIA A FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO POR MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA
Autor:
Fonte: O Globo, 08/06/2006, O País, p. 13

Organização destaca sucesso na difusão de informações de qualidade

BRASÍLIA. A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) entregou ontem à noite ao secretário-geral da Fundação Roberto Marinho, Hugo Barreto, um diploma de reconhecimento pela qualidade das informações do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo.

A solenidade de entrega do diploma à direção do museu, no Teatro Nacional Cláudio Santoro, em Brasília, teve entre os presentes os ministro da Educação, Fernando Haddad, e da Cultura, Gilberto Gil, e o presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP). Também compareceram o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) e a primeira-dama, Dona Marisa Letícia. A homenagem foi estendida a outras instituições e pessoas que, para a Unesco, tiveram atuação de destaque na educação, na cultura e na ciência.

Museu já recebeu mais de 100 mil pessoas desde março

O Museu da Língua Portuguesa recebeu o prêmio da categoria Comunicação e informação. A Unesco considera que o museu, inaugurado em 20 de março deste ano, tem sido um sucesso na difusão de informações de qualidade sobre a língua portuguesa. Instalado na Estação da Luz, uma das áreas mais movimentadas da capital paulista, o museu já recebeu a visita de mais de 100 mil pessoas.

Segundo auxiliares do representante da Unesco no Brasil, Vincent Defourny, o museu é a primeira grande iniciativa de democratização de informações de qualidade sobre a língua portuguesa no país.

Os visitantes podem encontrar no museu uma vasta coleção de filmes, áudios e módulos interativos sobre a linguagem e a história da língua portuguesa desde suas mais remotas origens. A embaixadora da Boa Vontade da Unesco, Dona Lily Marinho, também presente à solenidade, entregou o diploma de destaque na cultura ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).