Título: Guarda Municipal não faz ronda na escola
Autor: Elenilce Bottari, Fábio Gusmao e Marco Antonio
Fonte: O Globo, 08/06/2006, Rio, p. 16

Colégios em área de risco não são incluídos no projeto. Sindicato sugere medidas como instalação de interfone e câmeras

Apesar de ficar numa das regiões mais violentas da cidade, a Escola Municipal Henrique Foréis, em Inhaúma, não está incluída na ronda escolar feita pela Guarda Municipal. A alegação é de que nenhum colégio em área de risco está no projeto. A Henrique Foréis tem 306 alunos, com idades entre 6 e 14 anos, da alfabetização à 4ª série, e fica na Rua Canitar, próximo a uma das bocas-de-fumo do Complexo do Alemão. O Sindicato dos Profissionais de Educação (Sepe) sugere algumas medidas de segurança nas áreas mais violentas:

¿ A contratação de funcionários seria importante. Interfone no portão, câmeras e até um porteiro seriam medidas necessárias para ajudar a reduzir os riscos ¿ afirmou Marco Paolino, representante do Sepe.

Um relatório elaborado por integrantes da direção da escola para a Secretaria municipal de Educação mostra o desejo de melhorias no bairro. Há propostas de construção de uma área de lazer e pedido de limpeza nas ruas.

`Nossa polícia atuou como deveria¿, diz Cesar Maia

Apesar do trauma e dos estragos provocados pelos tiros, a Henrique Foréis reabrirá hoje. Ao comentar o caso, o prefeito Cesar Maia defendeu a polícia, mas lamentou a violência:

¿ Em relação a nossas crianças, é um momento triste para todos nós da prefeitura. Quanto à segurança, nossa polícia atuou como deveria. Temos a convicção de que as balas que atingiram nossa escola vieram dos traficantes. A mobilidade dos traficantes é cada vez maior. Antes em bocas-de-fumo e agora em qualquer lugar.

Segundo o coronel Marco Antonio Amaro, coordenador do Gabinete Militar da prefeitura, que acompanhou durante todo o dia o atendimento às vítimas, o clima na escola ainda é de insegurança:

¿ Os professores agiram rapidamente para que as crianças ficassem abaixadas durante os tiros, senão poderia ter sido ainda pior.

Segundo ele, a diretora informou que o tiroteio teria durado uns 15 minutos:

¿ Não acredito que tenha durado tudo isso. A verdade é que, nessas horas, o tempo é outro, parece ser muito maior.

Em nota oficial, a Secretaria municipal de Educação diz que o clima na escola, entre pais, alunos e professores, é de profunda tristeza e insegurança.

O Complexo do Alemão tem 12 favelas e abrange os bairros de Ramos, Olaria, Bonsucesso, Inhaúma e Penha. Segundo o IBGE, ao todo são cerca de 65 mil habitantes.

* Do Extra