Título: LULA RESSALTA SOLIDEZ DA ECONOMIA E DIZ QUE BRASIL `É DONO DA CARNE-SECA¿
Autor: Diogo de Hollanda
Fonte: O Globo, 08/06/2006, Economia, p. 31

Para presidente, queda dos juros e alta das importações equilibrarão dólar

BRASÍLIA. Ao participar do encontro ¿Brasil nos trilhos¿, em um hotel de Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem que a economia brasileira está mais sólida do que nunca e disse que o país ¿é dono da carne-seca¿. Ele afirmou que só com seriedade é que o dólar vai encontrar seu equilíbrio, ressaltando que manterá a política de câmbio flutuante.

¿ Somos um país de economia sólida. Não estamos mais naquele tempo em que o Banco Central tinha que vender dólar para poder baratear o dólar. Hoje as pessoas querem que se compre dólar para encarecer o dólar ¿ afirmou Lula. ¿ Hoje somos um povo, como diria uma gíria nordestina, dono da carne-seca! Não dependemos mais de outros. Por que vamos deixar o século XXI ser da China e não vamos dividir com eles o bolo do crescimento e da riqueza do nosso país?

Sobre as demandas de exportadores e importadores em relação ao dólar, Lula comparou seu gabinete a uma sacristia, devido aos pedidos:

¿ Entra um que está exportando e quer que o dólar suba, entra um que está comprando e quer que o dólar baixe ¿ disse o presidente.

Ele defendeu a queda dos juros e o aumento das importações como requisitos para que a cotação do dólar encontre seu ponto de equilíbrio.

¿ Com o aumento das importações e a redução dos juros, automaticamente vai ter menos dólar no mercado e o dólar pode chegar ao patamar que ele precisa chegar ¿ afirmou Lula, ressaltando que não há mágica no câmbio.

Mais uma vez, Lula não resistiu a metáforas de futebol ao ganhar uma camisa da seleção:

¿ Não é apenas o presidente que está nos trilhos. Todos precisamos entrar nos trilhos para ganhar a Copa do Mundo e ganhar a ferrovia no Brasil.