Título: PADRÃO DE TV DIGITAL SERÁ ANUNCIADO DIA 29, COM PRESENÇA DE JAPONESES
Autor: Monica Tavares
Fonte: O Globo, 08/06/2006, Economia, p. 33

Fábrica de `chips¿ terá investimento do BNDES, sem limite, segundo fonte

BRASÍLIA. No próximo dia 21, deverá chegar ao Brasil uma delegação de técnicos do Japão para negociações sobre a TV digital. E está prevista a vinda de dois ministros japoneses ¿ o do Interior, Heizo Takenaka, e o da Indústria, Toshihiro Nikai ¿ no dia 29, data em que o governo brasileiro anunciará o padrão de TV digital a ser implantado no país. A expectativa é que também seja divulgada a criação de uma fábrica de semicondutores no Brasil.

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, disse ontem que todas as vezes em que o governo adiou o anúncio do padrão de TV digital foi para aprimorar o texto e avançar nas negociações. Ele descartou a possibilidade de a escolha ficar para depois das eleições presidenciais. E disse que a política não vai influenciar o posicionamento do governo.

¿ Os adiamentos todos se dão em função dos progressos que estamos fazendo nas negociações, que envolvem os ministérios das Comunicações, da Ciência e Tecnologia e do Desenvolvimento, o Itamaraty e a Casa Civil ¿ disse Costa.

O BNDES passará a participar das reuniões do Comitê de Desenvolvimento do Sistema Brasileiro de TV digital. Segundo uma fonte do governo, não haverá limites de investimento do banco para a instalação da fábrica de semicondutores (chips de computador) no país.

Em abril, técnicos e ministros brasileiros estiveram no Japão negociando com governo e empresas as propostas técnicas e comerciais. O Brasil analisou os sistemas japonês, europeu e americano.

O governo brasileiro e os japoneses deverão assinar um termo de compromisso oficializando a escolha do padrão japonês, o ISDB. Mas isso só deve ocorrer quando a missão japonesa estiver no país, informou ontem o site especializado em telecomunicações Tele.sintese. Chegou-se a esperar que o governo publicasse ontem o decreto anunciando o padrão de TV digital, mas isso só será feito após a assinatura do termo de compromisso.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá, ainda, de estabelecer o prazo de transição do sistema analógico para o digital. Inicialmente, ele será implantado em São Paulo, Rio e Belo Horizonte. Depois, o governo vai discutir o sistema com parceiros e vizinhos na América do Sul.