Título: EUA: BRASIL AVANÇA CONTRA A PIRATARIA
Autor: Henrique Gomes Btaista
Fonte: O Globo, 08/06/2006, Economia, p. 33

Secretário americano diz que melhora contará na revisão de lista suja

BRASÍLIA e MADRI. O secretário de Comércio dos Estados Unidos, Carlos Gutierrez, afirmou ontem que o governo americano levará em conta os avanços brasileiros no combate à pirataria, na revisão anual da lista de países mais propensos a esse crime. O Brasil figura nesta relação, conhecida como lista suja da pirataria. Representantes dos dois países se reuniram no Ministério da Justiça.

¿ Fiquei impressionado com as medidas que o governo brasileiro está tomando para combater a pirataria, principalmente a parte educacional ¿ disse Gutierrez.

Segundo o secretário-executivo do Conselho Nacional de Combate à Pirataria e Delitos contra a Propriedade Intelectual do Ministério da Justiça, Márcio Gonçalves, Gutierrez se comprometeu a levar sua impressão sobre o Brasil quando os EUA reavaliarem a lista de países considerados incompetentes para combater o contrabando e a falsificação de produtos. Gonçalves acredita que na revisão o Brasil será retirado da lista:

¿ Temos feito esforços imensos na repressão à pirataria, estamos à frente de muitos países desenvolvidos na conscientização dos consumidores e também somos vítimas desse crime, principalmente da biopirataria.

Ele disse que a situação está melhorando e destacou que enquanto as indústrias de informática projetavam que o mercado cinza (contrabando e pirataria) representaria 73% em 2005, o percentual foi de 60%. Em 2006, o índice baixou para 49%.

Brasil e EUA deverão incrementar a cooperação no setor.

¿ Parte dos produtos piratas que chegam ao Brasil passa pelo porto de Miami. Toda vez que passar por lá uma carga suspeita, as autoridades vão nos comunicar para fiscalizarmos assim que o produto aportar no Brasil ¿ disse Gonçalves.

Apesar do esforço, o Brasil é o 9º entre países com mais pirataria na música, divulgou a Associação Internacional da Indústria Discográfica, segundo reportagem da BBC Brasil. A associação está reunida desde ontem em Madri, na 5ª Conferência Mundial Antipirataria. Segundo a BBC Brasil, de cada dez CDs vendidos no Brasil, 50% são falsos. E na internet, em 2005, os brasileiros fizeram 1 bilhão de downloads ilegais de músicas.