Título: FLUXOS E PROBLEMAS NOS EUA E NA ESPANHA
Autor:
Fonte: O Globo, 08/06/2006, O Mundo, p. 37

Moradores das Canárias dizem que migração de africanos prejudica turismo

TENERIFE, Espanha. Agentes de turismo das Ilhas Canárias temem que um fluxo de imigrantes ilegais afaste os visitantes que procuram a região espanhola em busca de sol, e que respondem direta e indiretamente por metade dos empregos locais.

No ano passado, as Canárias receberam quase dez milhões de visitantes, e até agora os pacotes turísticos mantêm movimentadas as praias e os sete hotéis de luxo da região. Mas as ilhas ¿ a noroeste da África ¿ já não atraem apenas europeus estressados.

De janeiro a maio, quase 9.500 migrantes africanos em busca de uma vida melhor na Europa enfrentaram uma perigosa viagem por mar para chegar às Canárias. Esse número dobrou em relação ao mesmo período no ano passado.

Embora poucos turistas vejam os africanos chegando às praias exaustos e mortos de sede, em barcos precários, José Manuel Bermudez, chefe do turismo do governo local, diz que a publicação de notícias sobre a migração assusta turistas.

¿ Isto está afetando nossa imagem. A coisa toda tem sido ampliada pelos tablóides da Grã-Bretanha e da Alemanha ¿ afirma. ¿ Estamos interessados em manter a estabilidade (do turismo), porque isto significa a estabilidade de muitos empregos.

Até o ano passado, barcos de imigrantes chegavam ocasionalmente às praias. Agora, a maioria deles está sendo interceptada no mar e levada a áreas portuárias controladas nas ilhas, embora ainda diante dos olhos dos turistas.

¿ Eu realmente sinto muito por essas pessoas. Elas fizeram uma longa viagem e arriscaram sua vida para sair da situação de seus países. Fico triste ao ver isto, mas isto não afeta minhas férias particularmente ¿ disse o britânico Andrew Green, de 40 anos, que visita as Canárias pelo menos duas vezes por ano.