Título: CASAMENTO GAY: BUSH É DERROTADO
Autor: José Meirlles Passos
Fonte: O Globo, 08/06/2006, O Mundo, p. 37
Senado bloqueia aprovação de emenda que proibiria união de homossexuais
WASHINGTON. O presidente George W. Bush lamentou o fato de o Senado ter bloqueado ontem uma iniciativa que ele defendia com ardor: a aprovação de uma emenda constitucional que proibiria o casamento de pessoas do mesmo sexo.
¿Estou desapontado por não ter obtido o número necessário de votos no Senado para levar adiante o processo de emenda¿, dizia o principal trecho de um curto comunicado emitido por Bush. Sem se dar por vencido, ele acrescentou: ¿Isso marca o início de um novo capítulo nesse importante debate nacional.¿
Pouco depois, o porta-voz da Casa Branca, Tony Snow, reforçaria:
¿ A derrota não significa que ele esteja desanimado ou que tenha desistido dessa proposta. Ele sabe que se trata de uma longa luta.
O senador republicano Sam Brownback garantiu que a ala conservadora continuará insistindo, ainda que o assunto agora só possa voltar a debate daqui a um ano:
¿ Nós não vamos parar até que o casamento entre um homem e uma mulher esteja protegido ¿ disse ele.
Os debates se estenderam por dois dias no Senado, alimentados por palpites de fora. Enquanto lá dentro o senador republicano Wayne Allard gritava que ¿o casamento está sob ataque¿, a deputada Katherine Harris, do mesmo partido, incitava: ¿Mantendo o casamento entre gays teremos anarquia!¿
Apesar de o resultado da votação ter parecido apertado, a derrota foi clara pois o apoio à mudança na Constituição ficou longe do necessário. A proposta de emenda foi rejeitada por 49 a 48, com sete republicanos votando contra a emenda. Três sequer compareceram.
Isso, na prática, significou que a iniciativa de Bush ficou aquém dos 60 votos necessários para que a sugestão fosse adiante ¿ ou seja, para que fosse transformada em emenda ¿ e ainda mais longe dos 67 votos que seriam necessários para que ela fosse definitivamente aprovada.
Dessa forma, continuará cabendo aos estados regulamentar o matrimônio. Hoje 45 dos 50 estados definem o casamento como a união entre um homem e uma mulher. Embora a mais recente pesquisa de opinião tenha mostrado que a maioria dos americanos endossa aquela definição, a sondagem mostrou também que a mesma maioria é contra uma emenda constitucional sobre o assunto.