Título: MONTESINOS É CONDENADO POR CONSPIRAÇÃO
Autor: Flávio Henrique Lino
Fonte: O Globo, 09/06/2006, O Mundo, p. 39

LIMA. O ex-assessor presidencial peruano Vladimiro Montesinos foi condenado a nove anos de prisão por ter planejado um golpe de Estado, pouco antes da queda do governo de Alberto Fujimori em meio a um escândalo de corrupção. O tribunal determinou ainda que o réu pague uma multa de US$45 mil.

A sentença foi anunciada quarta-feira à noite, na prisão naval de segurança máxima onde Montesinos está preso. Ele se confessou culpado de planejar o golpe, que nunca foi posto em prática. O ex-chefe da inteligência explicou que o plano era para o caso de Fujimori perder as eleições de 2000. Um governo civil-militar seria instalado sob a direção do ex-ministro fujimorista Carlos Boloña.

A crise que levou à queda de Fujimori foi deflagrada pela divulgação de um vídeo em que Montesinos aparece subornando um legislador da oposição, após a reeleição. Fujimori se refugiou no Japão, de onde regressou em novembro para o Chile. Montesinos foi preso em 2001 na Venezuela e cumpre 15 anos de prisão por corrupção. Ele enfrenta ainda processos por venda ilegal de armas e por comandar esquadrões da morte.