Título: DELÚBIO É CONVIDADO DE JANTAR DA CUT
Autor: Adriana Vasconcelos
Fonte: O Globo, 10/06/2006, O País, p. 13

Seguranças do evento protegem ex-tesoureiro do PT para evitar entrevistas

SÃO PAULO. O ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares foi um dos convidados do jantar oferecido anteontem pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), em São Paulo, para comemorar o 9º Congresso Nacional da entidade (Concut), encerrado ontem. A reunião da direção da CUT, da qual Delúbio foi um dos fundadores e ex-secretário de finanças na década de 80, foi realizada na churrascaria Anhembi, em frente ao Parque Anhembi, onde a central realizou o congresso, com 2.500 delegados de todo o país.

Apesar de ter sido afastado da direção do PT, Delúbio ainda freqüenta encontros da central sindical. Ele integra o Sindicato dos Professores de Goiás, uma das 3.489 entidades filiadas à CUT, que representa 7,6 milhões de trabalhadores, segundo informa a entidade em seu site.

Dirigentes da CUT pediram à direção da churrascaria que não permitisse o acesso de jornalistas ao local. Chegaram a ameaçar não pagar a conta de R$5.400 caso isso acontecesse.

Além de Delúbio, participaram do jantar cerca de 80 convidados. Entre eles, estava o ex-presidente da entidade João Felício, que não conseguiu ser o candidato à reeleição, derrotado pelo eletrotécnico Artur Henrique da Silva Santos, de 44 anos, eleito ontem o novo presidente da CUT. Artur Henrique venceu João Felício numa disputa interna na Articulação, a corrente que domina a central desde sua fundação em 1983.

Delúbio vestia uma camiseta da seleção brasileira e não permitiu que a imprensa se aproximasse. Ele se recusou a dar entrevistas. Depois do jantar, o ex-tesoureiro precisou da ajuda de seguranças da CUT para deixar o local. Escoltado, foi levado até o seu carro, um Ômega.

Aprovada moção de apoio à reeleição de Lula

O secretário de Comunicação da CUT, Antonio Carlos Spis, confirmou o jantar com a presença de Delúbio, mas disse que ele próprio não compareceu:

¿ Eu tinha coisas mais importantes a fazer do que ir a jantar com Delúbio. Eu tinha que organizar o congresso.

Durante o congresso, a CUT aprovou uma moção de apoio à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, um dos fundadores da entidade, como ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.