Título: POLÍCIA DE SP INVESTIGA MORTE DE PREFEITO DO PT
Autor: Cristina Christiano
Fonte: O Globo, 10/06/2006, O País, p. 14

Indícios apontam para suicídio, mas viúva diz que Morgado recebeu ameaças após romper contrato com a Leão & Leão

SÃO PAULO. O prefeito petista de Monte Alto (SP), Gilberto Morgado de 53 anos, foi encontrado morto ontem na área da piscina do hotel Suíte Service Lorena, nos Jardins, onde estava hospedado. Segundo a polícia, os indícios apontam para o suicídio, mas a viúva, Rosa Maria Morgado, afirmou à delegada Elisabete Sato, do 78º Distrito Policial, que ele estaria sendo ameaçado.

Segundo a polícia, Morgado teria feito denúncias de irregularidades contra a empresa coletora de lixo Leão & Leão, de Ribeirão Preto, envolvida no escândalo de corrupção na gestão do então prefeito Antonio Palocci (PT), ex-ministro da Fazenda. Morgado cancelou o contrato da empresa com a prefeitura.

O prefeito e a mulher chegaram a São Paulo às 19h40m de quinta-feira e se hospedaram num dos apartamentos do 23º andar do hotel. Segundo funcionários, ele era cliente habitual. Ele iria assinar um convênio com o governo do estado.

Suplicy diz que ameaças não estavam ligadas a denúncias

Segundo a delegada, Morgado estava sob tratamento psiquiátrico e aproveitaria a viagem para uma consulta médica. De acordo com o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), que foi à delegacia, o prefeito havia marcado a assinatura do convênio para as 17h de hoje e depois iria à convenção do PT.

A delegada contou que, por volta das 13h de ontem, Morgado e a mulher desceram para almoçar no restaurante do hotel, mas o prefeito disse à mulher que voltaria para o quarto porque não se sentia bem . Cerca de 20 minutos depois, Maria Rosa também subiu e encontrou a porta trancada. O marido não atendeu. Com outra chave, o gerente conseguiu abrir aporta. Uma cadeira encostada na janela chamou a atenção dos dois, que viram o corpo caído perto da piscina. Não havia sinal de arrombamento no quarto. Uma testemunha afirmou ter ouvido o barulho da queda enquanto a mulher tentava abrir a porta.

Suplicy confirmou também que o prefeito havia denunciado irregularidades da Leão & Leão, mas diz que as ameaças nada tinham a ver com o caso:

¿ O secretário de Governo, Marcos, me ligou há três semanas e disse que alguém estaria fazendo ameaças aos sobrinhos do prefeito ¿ disse.