Título: ZAWAHRI CONDENA REFERENDO
Autor:
Fonte: O Globo, 10/06/2006, O Mundo, p. 41
Número 2 da al-Qaeda pede boicote a plano de Abbas
DOHA. O número 2 da rede terrorista al-Qaeda, Ayman al-Zawahri, exortou os palestinos a boicotarem o referendo que o presidente Mahmoud Abbas pretende convocar para decidir sobre a criação de um Estado palestino, numa manobra que significaria o reconhecimento implícito de Israel. Numa fita de vídeo levada ao ar ontem pela rede de TV qatariana al-Jazeera, o vice de Osama bin Laden foi direto em sua rejeição à consulta popular proposta por Abbas:
¿ Apelo a eles (muçulmanos) para que se recusem a participar de qualquer referendo palestino ¿ disse Zawahri, sentado ao lado de um fuzil. ¿ A Palestina não é para barganha e leilão.
O médico egípcio não se limitou, porém, a atacar os planos de Abbas e disparou sua metralhadora giratória verbal contra outros alvos.
¿ No Sudão, o Conselho de Segurança dos cruzados decidiu enviar especialistas militares a Darfur em preparação para sua ocupação e divisão ¿ disse ele, referindo-se ao órgão máximo da ONU, que procura pacificar a região sudanesa devastada pela guerra.
Zawahri também mandou um recado aos juízes egípcios, que têm feito protestos contra o que consideram a interferência do governo no Judiciário.
¿ Digo aos juízes egípcios: vocês não ganharão independência porque os Estados Unidos e Israel simplesmente e claramente não querem isso ¿ afirmou.
Em Washington, o porta-voz do Departamento de Estado reagiu às palavras de Zawahri sobre o referendo.
¿ Não acho que seja surpresa que um terrorista, alguém que advoga o uso da violência, exorte outros a se afastarem de meios pacíficos de resolução de diferenças ¿ disse Sean McCormack.