Título: EUA: VACINA CONTRA CÂNCER DE ÚTERO CUSTARÁ US$360
Autor:
Fonte: O Globo, 10/06/2006, O Mundo, p. 44

Cientistas estudam possibilidade de usá-la em homens

WASHINGTON. Aprovada pela Administração de Drogas e Alimentos dos EUA, a primeira vacina contra o câncer do colo uterino estará disponível já a partir deste mês. Ela é indicada para meninas e mulheres dos 9 aos 26 anos. Cientistas já estudam a possibilidade de usá-la também em homens.

A empresa fabricante, Merck Sharpe & Dohme, já está recebendo encomendas do imunizante, que será aplicado em três doses ao custo total de US$360.

A vacina funciona prevenindo em praticamente 100% a infecção por quatro tipos diferentes do papilomavírus humano, o HPV. Dois dos subtipos são responsáveis por até 70% dos tumores uterinos. Outros tipos respondem por 90% dos casos de herpes genital e outras lesões. A transmissão do vírus se dá por via sexual.

O uso do imunizante por homens ainda está sendo testado pelo laboratório. Imunizar homens seria uma forma indireta de proteger as mulheres contra a infecção.

Ainda não está determinado se Gardasil será aplicada de forma rotineira, como parte dos calendários de vacinação. O Comitê de Práticas de Imunização, que se reunirá no próximo dia 29, vai debater o assunto e emitir um parecer. A decisão do grupo será fundamental para um futuro posicionamento do governo.

O objetivo do laboratório é comercializar a vacina em todo o mundo. Gardasil já foi aprovada no México e sua licença de comercialização já foi pedida às autoridades de saúde do Brasil. A cada ano, 240 mil mulheres morrem de câncer de útero em todo o mundo. No Brasil, são cerca de 7 mil mortes