Título: DAMA DE AÇO NO GOVERNO CHINÊS
Autor: Gilberto Scofield Jr.
Fonte: O Globo, 11/06/2006, Economia, p. 39

Xie Qihua deixa presidência da siderúrgica Baosteel e deve assumir cargo público

PEQUIM. A mulher mais influente e poderosa do mundo empresarial chinês, a engenheira Xie Qihua, de 63 anos, há seis presidente da siderúrgica estatal Baosteel, anunciou mês passado que está largando o comando da maior fabricante de aço da China (e a sexta maior do mundo). Ela deixa encaminhada para seu sucessor, o gerente-geral Xu Lejiang, a tarefa de colocar a Baosteel ¿ cliente e sócia da Vale do Rio Doce na construção de uma siderúrgica de US$1,5 bilhão no Maranhão ¿ entre as três maiores do planeta até 2010.

Especula-se que será criado um cargo no governo para Xie Qihua, provavelmente na poderosa Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, que cuida das mudanças do Estado chinês. Ela poderia ficar encarregada da consolidação das siderúrgicas chinesas.

Xie, conhecida como a ¿dama de ferro¿ da China, foi apontada pela revista ¿Forbes¿ como uma das dez mulheres de negócios mais influentes do mundo, graças à sua importância num país que cresce rápido e consome vertiginosamente carros, prédios, viadutos, máquinas ¿ tudo o que leva aço como matéria-prima.

A mudança ocorre em meio à queda-de-braço entre a Baosteel e a Vale em torno do preço do minério de ferro que será fornecido à companhia este ano.

Numa reportagem sobre a mudança, a agência estatal Xinhua não poupa elogios: ¿Xie sai depois de ter, com sucesso, transformado uma empresa estatal estagnada num gigante global¿. De fato, desde 2000, quando ela assumiu a Baosteel, os ativos da empresa triplicaram, e seus lucros quadruplicaram, para a impressionante ¿ para os padrões chineses ¿ quantia de 12,7 bilhões de yuans (US$1,60 bilhão) no ano passado.