Título: Bancos investem pesado em operações pelo celular
Autor: Aguinaldo Novo
Fonte: O Globo, 11/06/2006, Economia, p. 37

Serviço oferece saldo, pagamentos e transferências

SÃO PAULO. Depois dos caixas eletrônicos e do internet banking, os bancos prometem entrar numa nova era de atendimento: a do mobile banking, serviço que possibilita transferir dinheiro entre contas, conferir o saldo, fazer pagamentos e até pedidos de empréstimos por telefone celular. Na prática, o produto já é oferecido há pouco mais de dois anos por grandes bancos de varejo, mas o serviço muitas vezes depende do tipo de aparelho e está limitado a poucas operações. Isso deve mudar este ano.

Quem puxou a nova onda foi o Banco do Brasil (BB), que no início de abril lançou o que chamou de ¿plataforma multitecnologia¿. O correntista pode optar por qualquer uma das operadoras e por qualquer um dos modelos de telefone vendidos no mercado. O BB já tem cerca de 170 mil usuários no serviço. A meta é chegar a três milhões de clientes até o início do ano que vem.

¿ Já temos sete milhões de correntistas cadastrados para usar a internet. Parte deles deve migrar para o mobile ¿ afirma o gerente-executivo de Canais Alternativos do BB, Raul Moreira.