Título: BRINDEIRO DIZ QUE DENUNCIARIA LULA SE AINDA FOSSE O PROCURADOR-GERAL
Autor: Jailton de Carvalho
Fonte: O Globo, 13/06/2006, O País, p. 8

Chamado de engavetador por Berzoini, ex-chefe do MPF critica o petista

BRASÍLIA. O ex-procurador-geral da República Geraldo Brindeiro reagiu com irritação às declarações do presidente do PT, Ricardo Berzoini, que voltou a chamá-lo de engavetador de processos para rebater acusações do PSDB e sustentar que o governo Lula não deixa de investigar denúncias de corrupção. Brindeiro disse que até hoje o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não deu explicações sobre as denúncias de corrupção em seu governo. Ele elogiou a denúncia apresentada no Supremo Tribunal Federal pelo atual procurador-geral da República Antonio Fernando de Souza contra os envolvidos no esquema do mensalão, mas afirmou que, se ainda fosse o chefe do Ministério Público Federal, Lula estaria na lista dos denunciados.

¿ Se eu ainda fosse procurador-geral a denúncia teria 41 e não 40 denunciados, ainda mais baseado na notícia-crime da OAB ¿ disse Brindeiro.

Brindeiro disse que o documento da OAB aponta indícios graves como a edição de um decreto presidencial que teria beneficiado o BMG na concessão de empréstimos consignados para aposentados. A OAB pediu ao MPF que o caso seja investigado por conta das ligações do BMG com o publicitário Marcos Valério e com o ex-ministro José Dirceu.

Brindeiro chama Berzoini de ventríloquo de Lula

Brindeiro chamou Berzoini de ventríloquo do presidente e cobrou de Lula esclarecimentos sobre o envolvimento de ministros de seu governo em irregularidades.

¿ Quem fala é o ventríloquo do chefe. Por que não ele próprio (Lula)? Será que não deve uma satisfação pelo que aconteceu em seu governo? Que o ventríloquo pare de falar e o verdadeiro responsável fale ¿ disse o ex-procurador-geral.

Anteontem, ao rebater o discurso de Geraldo Alckmin contra o presidente Lula, Berzoini afirmou que ¿por causa do presidente Lula não tem um engavetador-geral da República, como Geraldo Brindeiro¿, indicado para o cargo pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso. Brindeiro disse que até agora estava calado em seu canto. Mas, como seu nome foi incluído no meio da briga entre PT e PSDB, resolveu se pronunciar.

¿ O que o ventríloquo fez foi uma tentativa de desviar o assunto. Isso é irresponsável e eleitoreiro. Ele que assumiu a presidência do partido que teve um ex-presidente (José Genoino) incluído na lista dos denunciados. E os fatos são graves. Sem falar no presidente da Caixa que teve que sair, no Waldomiro Diniz que pediu propina gravada.