Título: SEM-TERRA FAZEM 28 REFÉNS EM MS
Autor: Jailton de Carvalho
Fonte: O Globo, 13/06/2006, O País, p. 9

Grupo ligado ao MST bloqueia acesso a fazenda e proíbe funcionários de sair

CAMPO GRANDE. Mais de mil famílias de trabalhadores ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e à Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetagri) bloquearam na manhã de ontem o acesso à Fazenda Teijin, em Nova Andradina, a 240 quilômetros a Leste de Campo Grande. Os sem-terra, acampados desde 2000 na região, bloquearam a porteira da fazenda e até a noite de ontem mantinham os 28 funcionários da fazenda como reféns, além de terem confinado dez mil cabeças de gado numa área sem acesso à água.

¿ Só sai quem estiver doente ¿ afirmou o presidente da Fetagri, Geraldo Teixeira.

A atitude é em protesto à decisão do Tribunal Regional Federal (TRF) da 3ª Região, em São Paulo, que atendeu ao pedido do dono da fazenda e suspendeu a desapropriação. O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) só foi notificado da decisão na última sexta-feira. Diante disso, o órgão cancelou a demarcação e o sorteio dos 1.067 lotes.

O Incra informou que vai recorrer para derrubar a liminar que suspendeu a utilização da Teijin no processo de reforma agrária. As polícias Civil e Militar estão no local.

A fazenda, de 28.500 hectares, foi considerada improdutiva pelo Incra e, portanto, própria para a reforma agrária. O proprietário entrou na Justiça e conseguiu manter a posse. Em 2004, a Justiça Federal permitiu que os sem-terra acampassem numa área delimitada dentro da Teijin. No ano passado, o dono da fazenda recorreu e na última terça-feira o TRF suspendeu a desapropriação.