Título: CAMPANHA DE LULA ESCOLHE SEU PUBLICITÁRIO
Autor: Ilimar Franco
Fonte: O Globo, 14/06/2006, O País, p. 8

João Santana, que já cuida da imagem do presidente, deverá receber R$5 milhões

SÃO PAULO. O publicitário baiano João Santana foi escolhido para comandar a propaganda da campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à reeleição. A decisão foi tomada em conjunto por Lula e o PT, mas a sugestão partiu do presidente, que tem uma boa relação com Santana há mais de um ano. A mão de Santana poderá ser vista já na convenção nacional do PT, dia 24, que vai marcar a largada da corrida de Lula pela reeleição.

¿ Há um desejo mútuo e está praticamente acertado. Só falta chegarmos a um acordo sobre as formas de trabalho e de pagamento ¿ disse o presidente nacional do PT e coordenador da campanha de Lula, deputado Ricardo Berzoini.

Segundo fontes petistas o contrato deve ficar em torno de R$5 milhões. Em 2002 o PT declarou o pagamento de R$7 milhões à agência de Duda Mendonça, de quem foi sócio.

Alguns petistas defendiam a contratação de outro baiano, Edson Barbosa, da agência Link, que fez o programa de TV do partido exibido em maio. A proximidade de Santana com Lula pesou na escolha.

¿ O João já vinha trabalhando com Lula há um bom tempo, na estratégia de imagem do presidente ¿ disse o secretário adjunto de Comunicação do PT, Francisco Campos.

O primeiro ato de Santana foi adiar por um dia a convenção nacional, para que não coincidisse com as convenções estaduais. O publicitário e o PT decidiram ainda usar a festa para arrecadar recursos.