Título: RAZÃO EM VEZ DE EMOÇÃO
Autor: Ilimar Franco
Fonte: O Globo, 14/06/2006, O País, p. 8

Marqueteiro de Lula investirá em conteúdo

SÃO PAULO. Com o discreto João Santana (Patinhas para os amigos) no comando da propaganda, a campanha deste ano do presidente Lula deverá ter mais conteúdo e menos emoção do que a de 2002. A relação entre conteúdo e emoção foi o motivo da divergência entre Santana e o ex-sócio Duda Mendonça ainda na fase de preparação da disputa.

Jornalista, músico, escritor e ex-militante de esquerda, Santana entrou no mundo do marketing político em 1993 pelas mãos de Duda, de quem foi sócio até 2001. Antes, o novo publicitário de Lula teve uma trajetória digna dos expoentes da ¿geração do desbunde¿, nos anos 60 e 70.

Nascido em Tucano, no sertão baiano, Santana foi da turma de Gilberto Gil e Caetano Veloso na Salvador da década de 60, berço do Tropicalismo. Nos anos 70, fundou jornais alternativos, reprimidos pela ditadura militar. Depois, iniciou uma carreira jornalística de sucesso. No início dos anos 90, largou o jornalismo para escrever o romance ¿Aquele Sol Negro Azulado¿. Já fez, entre outras, a campanha de Eduardo Duhalde para o Senado da Argentina, de Antonio Palocci (PT) para a Prefeitura de Ribeirão Preto, e de Antonio Britto (PMDB) para o governo do Rio Grande do Sul.