Título: JUSTIÇA MANDA MST SAIR DE ÁREA INVADIDA EM MS
Autor: Tatiana Farah
Fonte: O Globo, 15/06/2006, O País, p. 5

Direção do Incra no estado diz, porém, que vai recorrer contra a decisão do magistrado

CAMPO GRANDE. O juiz federal de Dourados (MS), Jairo da Silva Pinto, concedeu ontem a reintegração de posse aos proprietários da Fazenda Teijin, em Nova Andradina, a 240 quilômetros da capital do estado. Desde a última segunda-feira a fazenda está ocupada por mais de mil famílias de sem-terra ligados ao Movimento dos trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Os sem-terra estão mantendo como reféns 28 trabalhadores e também estão deixando sem água mais de 14 mil cabeças de gado.

Pela decisão, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) deve fazer a retirada dos acampados imediatamente, sob pena de ter que pagar multa de R$10 mil por dia. O juiz assinala que, se for preciso, será solicitada força policial para fazer a desocupação.

O Incra informou que a direção do órgão já está preparando um recurso para evitar o despejo dos sem-terra e também continuar com o processo de desapropriação da Teijin. Até o fim da tarde o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bataiporã, José Dias Nogueira, não havia sido informado da decisão do magistrado. Ele afirmou, porém, que será muito difícil retirar as famílias da propriedade.