Título: CONGRESSO CRIA A CPI DOS SANGUESSUGAS
Autor: Jailton de Carvalho
Fonte: O Globo, 15/06/2006, O País, p. 10

Comissão terá prazo menor, de 60 dias após instalação, para concluir investigação sobre máfia das ambulâncias

BRASÍLIA. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), realizou ontem uma sessão extraordinária do Congresso para criar a CPI dos Sanguessugas. Os líderes partidários terão até terça-feira para indicar os nomes dos deputados e senadores que vão integrá-la. Pela proposta de Calheiros, a CPI deve começar suas atividades, inclusive interrogatórios, já na próxima semana. A comissão vai investigar o envolvimento de parlamentares com a máfia acusada de vender ambulâncias superfaturadas para prefeituras.

A CPI terá 60 dias, depois de instalada, para concluir as investigações. O prazo normal é de seis meses, mas do grupo de parlamentares responsável pelo requerimento de criação da comissão e líderes fizeram acordo para que a nova CPI não se prolongue pelo período da campanha. Os parlamentares sustentam que a redução do prazo não comprometerá a apuração.

¿ Temos que responder à sociedade o mais rapidamente possível ¿ disse Renan.

Os líderes do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), e do PFL na Câmara, Rodrigo Maia (RJ), endossaram a criação da CPI com tempo abreviado. Elesse comprometeram a indicar os nomes dos partidos para a comissão tão logo recebessem o ofício com a comunicação oficial de criação da CPI, assim como o líder do PT na Câmara, Henrique Fontana (RS).

Arthur Virgílio sugere repassar relatoria a Gabeira

PT e PMDB deverão indicar os nomes do presidente e do relator da CPI. Pelo regimento interno, o comando das comissões de inquérito fica a cargo dos partidos com as bancadas mais numerosas da Câmara. Mas, mesmo assim, Arthur Virgílio sugeriu que a relatoria seja entregue ao deputado Fernando Gabeira (PV-RJ). Gabeira está à frente do grupo parlamentar que, desde o surgimento das denúncias sobre as fraudes nas licitações para a compra de ambulâncias, vinha propondo a criação da CPI.

¿ Vou sugerir que o bloco PSDB-PFL repasse a vaga da relatoria para o Gabeira ¿ disse Virgilio.

O deputado já está fazendo plano para diferenciar a CPI dos Sanguessugas das anteriores. Para Gabeira, a nova comissão terá caráter técnico e discreto. Os parlamentares favoráveis à CPI defendem que se ouça o delegado da Polícia Federal Tardelli Boaventura, e o procurador da República Mário Lúcio Avelar, principais responsáveis pela Operação Sanguessuga.

Empresários de MT subornavam parlamentares

A CPI deverá começar o interrogatório de parlamentares acusados de cobrar propina para apresentar emendas de interesse da máfia dos sanguessugas. Pela investigações da polícia, um grupo de empresários de Mato Grosso subornava parlamentares e assessores em troca da liberação de emendas destinadas ao financiamento da compra de ambulâncias e outros equipamentos hospitalares superfaturados. A ex-assessora especial do Ministério da Saúde Maria da Penha, um das integrantes da organização, apontou o envolvimento de 171 parlamentares com as fraudes.

Semana passada, o Supremo Tribunal Federal abriu inquérito para investigar o primeiro grupo de 15 parlamentares que supostamente fizeram favores a máfia dos sanguessugas.