Título: `Emprego é minha prioridade¿
Autor: Francesc Relea
Fonte: O Globo, 15/06/2006, O Mundo, p. 24

CIDADE DO MÉXICO. Felipe Calderón Hinojosa, candidato do governo à Presidência, pelo Partido Ação Nacional (PAN), é um advogado que subiu como espuma nas pesquisas e que está empatado com López Obrador. Admite falhas do governo Fox e diz: ¿Emprego é minha prioridade.¿

O senhor admite que alguns dos grandes problemas do México são responsabilidade do atual governo?

FELIPE CALDERÓN: Obviamente todos os problemas têm uma raiz muito longa. Os dois mais graves são a corrupção e a insegurança. A corrupção era a essência do sistema político do PRI. Tudo se movia com dinheiro e dádivas. Isso gerou uma herança que é difícil de erradicar. Mas evidentemente temos responsabilidade. Em matéria de segurança e de emprego, que é minha prioridade, falta muito o que fazer.

Segurança e emprego são os campos de fracasso do presidente Vicente Fox?

CALDERÓN: Sim, e digo com honestidade: ao mesmo tempo que sou candidato do partido no governo, construí esta candidatura de forma independente.

López Obrador acusou seu cunhado de tráfico de influência. Vai processá-lo?

CALDERÓN: Provavelmente meu cunhado o fará.

Até onde chega seu compromisso de formar um governo de coalizão?

CALDERÓN: Creio que com todos pode-se negociar. O PRI tem 17 governadores. Sei que não integrarei um governo de coalizão com todos. A unanimidade é uma utopia em política.

Uma vitória sua seria um freio na virada à esquerda na América Latina?

CALDERÓN: Não creio em determinismos históricos. Cada país e cada pessoa decidem livremente. Creio que o México tem uma alternativa no que está propondo à América Latina, que é escolher entre passado e futuro: um passado que empobreceu países, que converteu a esperança em frustração. É um passado pelo qual muitos países estão optando. Represento o futuro de um México com uma democracia plural, legal, com economia competitiva e geradora de empregos. (F.R., do El Pais)