Título: GATES ANUNCIA QUE SAIRÁ DO DIA-A-DIA DA MICROSOFT
Autor:
Fonte: O Globo, 16/06/2006, Economia, p. 20

Executivo afirma que diminuirá seu papel na companhia até julho de 2008 para se dedicar a projetos filantrópicos

SEATTLE. Bill Gates, o fundador da Microsoft e o homem mais rico do mundo segundo a revista ¿Forbes¿, informou ontem que, ao longo dos próximos dois anos, diminuirá seu papel no dia-a-dia da companhia. Até julho de 2008, o executivo estará trabalhando na Fundação Bill e Melinda Gates, que ele fundou com seus bilhões para promover projetos de saúde e educação ao redor do mundo. Ele continuará como presidente e conselheiro da Microsoft para projetos-chave de desenvolvimento.

¿ Eu acredito que, com uma grande fortuna, vem uma grande responsabilidade, a responsabilidade de devolver à sociedade e assegurar que esses recursos sejam devolvidos da melhor forma possível para aqueles que precisam ¿ afirmou ele, em entrevista à imprensa.

Sua decisão de deixar imediatamente o posto de arquiteto-chefe de software e renunciar aos papéis de gerência em julho de 2008 ocorre em um momento em que a Microsoft tenta encontrar novas fontes de crescimento. Gates, de 50 anos, passou o bastão técnico para Ray Ozzie, criador do programa de e-mail Lotus Notes. Ozzie, que juntou-se à Microsoft no ano passado, está no centro do esforço da companhia para transformar software em um serviço e manter seu domínio do mercado.

¿ Obviamente, essa decisão foi muito difícil de ser tomada ¿ disse Gates. ¿ A mudança que estamos vendo hoje não é uma aposentadoria, é uma reorganização de minhas prioridades ¿ acrescentou.

Poucos acreditam que a notícia afetará as operações da Microsoft. Gates começou a ter menos papel na companhia quando passou o controle de presidente-executivo para Steve Ballmer, em janeiro de 2000.

¿ Bill Gates deve deixar a responsabilidade do dia-a-dia, mas ele nunca deixará a Microsoft ¿ disse Anthony Sabino, professor da área de negócios da Universidade St. John.

Na mesma entrevista a jornalistas, Steve Ballmer disse que a Microsoft almeja ter 1 bilhão de novos clientes na próxima década.

¿ Nós vamos continuar sua visão de pensar grande e vamos fazer ainda mais ¿ afirmou ele sobre Gates.

Craig Mundie, outro vice-presidente técnico, assumirá o novo título de vice-presidente de pesquisa e estratégia.