Título: AMERICANOS MORTOS JÁ SÃO 2.500
Autor:
Fonte: O Globo, 16/06/2006, O Mundo, p. 22
Pentágono divulga dados sobre guerra em mais um dia de violência
BAGDÁ. Em meio a prognósticos otimistas de que a al-Qaeda estaria sendo derrotada no Iraque, o Pentágono informou ontem que o número de militares americanos mortos no Iraque chegou a 2.500. Dezenas de milhares de iraquianos também morreram no país desde o início da guerra, há mais de três anos. Ontem, pelo menos 24 iraquianos perderam a vida em cinco episódios violentos que desafiaram as expectativas positivas dos governos americano e iraquiano.
Segundo o Pentágono, desde que a guerra teve início, 18.490 militares americanos ficaram feridos. Do total de 2.500 mortos, 1.972 morreram em combate e 528 em outras circunstâncias, como acidentes e suicídios. Em média, aproximadamente dois soldados foram mortos a cada dia, sendo a principal causa bombas artesanais que, colocadas em estradas, explodem quando patrulhas passam. O porta-voz da Casa Branca, Tony Snow, comentou:
¿ Qualquer presidente que atravessa um período de guerra se sente profundamente responsável por enviar homens e mulheres a um caminho de danos e sente profundamente a dor que as famílias sentem. Um das coisas que o presidente (George W. Bush) tem dito é que essas pessoas não vão morrer em vão.
Aumentam casos de britânicos com problemas psíquicos
No ataque mais violento de ontem, em Baquba, homens armados pararam um microônibus, obrigaram dez trabalhadores a sair e os mataram a tiros. Diante dos corpos estendidos na estrada, o pai de uma das vítimas se desesperou:
¿ Isto é o Islã? ¿ perguntou.
Perto de Tikrit, militantes abriram fogo contra uma mesquita sunita, matando quatro fiéis. Em Tal Afar ¿ cidade que Bush já citou como exemplo de progresso no Iraque ¿ três bombas numa estrada, matando cinco soldados iraquianos. A TV al-Jazeera, do Qatar, disse que em Bagdá foram seqüestrados um técnico turco e seu tradutor.
Em Londres, o Ministério da Defesa informou que o número de soldados britânicos com problemas psíquicos causados pelo estresse de servir no Iraque aumentou dramaticamente. Em 2005, foram registrados 727 casos desse tipo. O governo britânico anunciou ontem o envio de mais 130 soldados, que se somarão a 3.200. Os EUA mantêm lá cerca de 130 mil.