Título: O `ELO PERDIDO¿ NA EVOLUÇÃO DAS AVES
Autor:
Fonte: O Globo, 16/06/2006, O Mundo, p. 24

Descobertos fósseis de pássaro que viveu há 110 milhões de anos

WASHINGTON. Dezenas de fósseis de uma criatura apontada por cientistas como ¿o elo perdido da evolução das aves¿ foram descobertos no noroeste da China e apresentados em estudo publicado na última edição da ¿Science¿. Tudo indica que essas primeiras aves modernas seriam aquáticas, capazes de voar e também de mergulhar.

Restos mortais de 40 dessas aves, que viveram há 110 milhões de anos, foram encontrados na província de Gansu. Alguns dos fósseis estão tão bem preservados que guardam ainda penas. Até então apenas uma pata do animal, chamado Gansus yumenensis, havia sido encontrada. Tudo indica que essas primeiras aves modernas seriam aquáticas.

¿ Gansus é o elo perdido na evolução das aves ¿ disse Matt Lamanna, do Museu Carnegie de História Natural, de Pittsburgh. ¿ A maior parte dos antepassados das aves pertence a grupos extintos e não deixou descendentes. Mas Gansus abriu caminho para as aves modernas e, por isso, é um elo entre as primitivas e as que vemos hoje.

A ave tinha o tamanho similar ao de um pombo moderno. Alguns dos fósseis encontrados apresentavam ainda pele entre os dedos, um forte indício de que seria capaz de nadar. Cientistas acham que a descoberta ajudará a compreender melhor a evolução dos dinossauros até as aves modernas.