Título: ATENTADO MATA 64 PESSOAS EM ÔNIBUS NO SRI LANKA
Autor:
Fonte: O Globo, 16/06/2006, O Mundo, p. 24

Governo acusa rebeldes tamis pelo pior massacre de civis desde 2002, mas Tigres negam envolvimento

KILINOCHCHI, Sri Lanka. No mais sangrento episódio de violência envolvendo civis no Sri Lanka desde um cessar-fogo declarado por rebeldes tamis contra o governo em 2002, a explosão de duas minas sob um ônibus lotado matou 64 pessoas e deixou 80 feridos. O ataque, com minas de fragmentação, ocorreu numa estrada isolada perto da cidade de Anuradhapura, sob controle das forças do governo, que em retaliação bombardearam posições rebeldes.

A guerrilha tamil negou envolvimento no episódio ¿ indicando a possível culpa de paramilitares ¿ mas diplomatas e analistas acreditam que os rebeldes são os mais prováveis culpados pelo massacre.

A maioria dos passageiros pertencia à maioria cingalesa, alvo dos ataques dos rebeldes do grupo Tigres da Libertação da Pátria Tamil (LTTE), que querem um Estado separado para a minoria tamil da ilha.

¿ Havia sangue e pedaços de corpos por todos os lados. Caí inconsciente. Vi os corpos de meus filhos no hospital ¿ desesperou-se Chintha Irangani, de 37 anos, que perdeu os três filhos no atentado.

Autoridades dizem que 13 crianças morreram

Segundo as autoridades, 13 crianças morreram no ataque de ontem. O presidente Mahinda Rajapakse visitou as vítimas na cidade de Anuradhapura e garantiu permanecer comprometido com as negociações de paz. Ainda assim, o governo não deixou de fazer uma condenação veemente.

¿ Este foi o ataque mais bárbaro dos Tigres. Temos de considerar seriamente o acordo de cessar-fogo e possivelmente reestruturá-lo ¿ disse Keheliya Rambukwella, porta-voz do governo.

Moradores da área onde ocorreu o atentado queimaram pneus em protesto contra as autoridades, acusando-as de não os protegerem. Pouco após as explosões, aviões militares e a artilharia das forças do governo bombardearam a cidade de Kilinochchi, quartel-general do LTTE, buscando destruir uma pista de pouso onde estaria baseada a incipiente aviação dos Tigres: três pequenas aeronaves montadas com peças contrabandeadas para dentro do país. O grupo rebelde não fez comentários sobre os danos.

Rebeldes ameaçam romper cessar-fogo

Sob ataque, os rebeldes tamis ameaçaram romper de vez o cessar-fogo.

¿ Se estão atacando Kilinochchi, estão mostrando estarem prontos para a guerra ¿ disse S. Puleedevan, chefe do Secretariado de Paz do LTTE.