Título: REBELADOS JOGAM PRESO DO ALTO DE PRESÍDIO
Autor: Luiz Miguel Kawaguti
Fonte: O Globo, 17/06/2006, O País, p. 3

Amotinados penduraram refém de cabeça para baixo em rebelião no Espírito Santo

VITÓRIA. Chegou ao terceiro dia sem acordo a rebelião de 740 presos da Casa de Passagem de Vila Velha (ES). Ontem, rebelados jogaram um dos presos do alto da unidade e agrediram um refém, além de atear fogo em parte do complexo. Um detento morreu asfixiado no primeiro dia do motim e quatro se jogaram do prédio desde quarta-feira. Seis reféns continuavam em poder dos detentos. Um telefone celular clonado e um radiotransmissor foram usados pelos internos para passar informações e negociar a rendição com o Batalhão de Missões Especiais da Polícia Militar. As negociações foram suspensas ontem e devem ser retomadas hoje.

Presos e reféns gritaram pedindo água, comida e remédios. Na quinta-feira, foi liberada Maria Alves do Carmo, de 68 anos, que faz trabalho social no presídio.

Agente penitenciário agredido disse por telefone que passa bem

Durante o dia houve vários momentos de tensão. Os rebelados penduraram um preso pelo buraco que abriram no alto do pátio do banho de sol. O homem, acusado de estupro, foi agredido com pedaços de pau. Após dez minutos de ameaças, o interno foi levado de volta ao pátio. Mas, em seguida, foi lançado pelo buraco. Ele está internado.

À tarde, os presos torturaram um refém, agente do presídio. Por duas vezes ele foi suspenso por uma corda, de cabeça para baixo, e agredido com socos e pauladas. Ele informou por telefone que está ferido mas passa bem.

Desde o início da rebelião, quarta-feira, quatro detentos se jogaram pelo muro do presídio. Segundo policiais, eles estariam fugindo de rivais. A falta de um detento que assuma a chefia dos rebelados estaria dificultando as conversas.

Entre as exigências dos amotinados está a transferência do traficante Toninho Pavão e mais quatro detentos da carceragem da Polícia Federal para o sistema penitenciário. Pavão, de dentro da cadeia, ordenou o assassinato de um casal mês passado.

À tarde a PM conteve um princípio de rebelião no Instituto de Readaptação Social, em Vila Velha. A Secretaria de Justiça informou que todos os complexos penitenciários do estado estão em alerta máximo.