Título: ACORDO SELA ENTRADA DA VENEZUELA NO MERCOSUL
Autor: Janaina Figueiredo
Fonte: O Globo, 17/06/2006, Economia, p. 27

Documento assinado por ministros em Buenos Aires será confirmado agora pelos presidentes em fins de julho

BUENOS AIRES. Os ministros das Relações Exteriores do Mercosul assinaram ontem, em Buenos Aires, um acordo que prevê a incorporação da Venezuela como membro pleno do bloco, num prazo de quatro anos. O entendimento, informaram os ministros, será selado pelos presidentes na próxima Cúpula do Mercosul, nos dias 20 e 21 de julho, na cidade argentina de Córdoba. A incorporação da Venezuela foi considerado um fato histórico pelos sócios do bloco. Com o novo integrante, as economias do Mercosul passam a representar 75% do PIB da América do Sul.

O ministro Celso Amorim foi um dos mais entusiasmados com o entendimento. Perguntado sobre eventuais complicações que poderiam ser provocadas pela presença da Venezuela no bloco, sobretudo no relacionamento com os Estados Unidos, o ministro foi enfático:

¿ A vida é assim, você cria complicações depois encontra soluções. A entrada da Venezuela no Mercosul cria uma vértebra sul-americana de integração muito forte. Os ganhos são muito mais importantes do que eventuais dificuldades ¿ afirmou.

Na visão de Amorim, é necessário repensar o processo de integração continental, sobretudo o projeto de criação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca), defendido pelo governo do presidente George W. Bush.

¿ Acho mais importante um acordo do Mercosul com os Estados Unidos do que a tentativa de conciliar posições de países tão diferentes. Temos de repensar isso ¿ disse Amorim, que destacou o forte crescimento do comércio entre Brasil e Venezuela.

¿ Nossas exportações para a Venezuela chegarão este ano a quase US$3 bilhões, mais do que a nossa exportação para França e Inglaterra. A América Latina e o Caribe representam hoje o maior mercado para as exportações brasileiras ¿ declarou Amorim.

Segundo o ministro brasileiro, o fato de o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, estar aprofundando sua integração com os governos de Cuba e da Bolívia, no projeto de criação da Alternativa Bolivariana para as Américas (Alba), não interfere na entrada de seu país ao Mercosul.