Título: CONSTRANGIMENTOS PARA ALCKMIN NOS PALANQUES
Autor: Cláudia Lamego e Maiá Menezes
Fonte: O Globo, 18/06/2006, O País, p. 8
PFL, que apóia o PPS no Rio, e PSDB trocam acusações
No palanque do PPS e do PFL no Rio, o candidato tucano à Presidência, Geraldo Alckmin, corre o risco de ouvir críticas ao secretário nacional do PSDB, Eduardo Paes, que é adversário do PFL na disputa pelo governo estadual. Poderá enfrentar o mesmo constrangimento ao participar de eventos do PSDB. Não há trégua prevista entre os três partidos, aliados nacionalmente, na campanha do Rio.
O prefeito Cesar Maia, vice-presidente nacional do PFL e porta-voz das críticas do partido à campanha tucana, não poupa o PSDB de Eduardo Paes, seu antigo aliado:
¿ O PSDB é uma ficção no Rio. Há apenas um palanque para o Alckmin. Em 2004 o PSDB foi o nono partido no Rio ¿ disparou Cesar.
¿Ele (o prefeito) tem medo que eu ganhe a eleição¿
Eduardo Paes reagiu, criticando Cesar e a candidata do PPS ao governo do estado, Denise Frossard ¿ aliada do PFL no estado.
¿ Ele (o prefeito) tem medo que eu ganhe a eleição. Já ela (Frossard) vai morrer sozinha, libertando os pensamentos dela. Se ela disser coisas de que eu discorde, eu vou falar ¿ disse Paes.
A estratégia tucana no estado, segundo o presidente regional do partido, deputado Luiz Paulo Corrêa da Rocha, é ultrapassar, em um primeiro momento, Frossard nas pesquisas:
¿ O primeiro degrau a subir é ultrapassar a candidata do PPS, que está em terceiro lugar nas pesquisas ¿ afirmou Luiz Paulo.
A deputada federal lamenta que o PSDB não tenha aceitado participar da aliança que a levou a ser candidata. Ela sustenta que o partido foi chamado para participar das reuniões que antecederam a escolha do seu nome. Depois de uma rodada de reuniões, durante um mês, PV, PPS e PFL concordaram em lançar o candidato que estivesse mais bem colocado nas pesquisas. O PFL abriu mão da candidatura e lançou o deputado estadual Eider Dantas como candidato a vice. O presidente regional do PSDB afirma que não foi convidado para as reuniões.
¿ Por vários momentos convidamos o PSDB. Infelizmente, eles não aceitaram ¿ afirmou Denise.
Cesar Maia diz que ajudará a elaborar estratégia tucana
A participação de Cesar Maia na campanha de Alckmin será maior do que organizar a participação do ex-governador no palanque de Frossard. Ele afirmou que fará parte do grupo que elaborará as estratégias eleitorais da campanha de Alckmin. Luiz Paulo garante que se reportará apenas à coordenação nacional do PSDB, para organizar a vinda do candidato tucano à Presidência ao Rio.