Título: NA TV, ALCKMIN VIRA GERALDO PARA ATINGIR ELEITOR DE LULA
Autor: Flávio Freire
Fonte: O Globo, 18/06/2006, O País, p. 10

Campanha do PSDB vai priorizar propostas e evitar ataques

SÃO PAULO. Enquanto os aliados partem para ataques contra o PT, o governo federal e principalmente contra a figura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a direção nacional do PSDB decidiu que o candidato tucano à Presidência, Geraldo Alckmin, será apresentado ao eleitorado à luz dos programas de TV como contraponto de Lula em temas como experiência administrativa em cargo público e austeridade fiscal na forma de governar. O candidato tucano conta com a propaganda gratuita na TV para ser mais conhecido em todo o Brasil e tentar virar o resultado favorável a Lula. O debate sobre a corrupção será levado à TV apenas à medida que houver provocação do adversário.

A estratégia da campanha tucana passa por familiarizar o eleitor com o candidato, que será tratado pelo primeiro nome ¿ uma tentativa de fazer com que ele alcance as classes menos favorecidas, reduto do presidente Lula.

O ex-governador de São Paulo pretende aproveitar o tempo no rádio e na TV para centrar seus discursos em questões programáticas. A idéia central será fazer uma comparação entre o governo Alckmin em São Paulo e a administração de Lula.

¿ O Geraldo vai mostrar que sabe montar uma equipe, sabe administrar dinheiro público e vai mostrar uma marca impecável de caráter e ética que ele teve em seu mandato ¿ disse um dos coordenadores da campanha em São Paulo, José Carlos Meirelles.

A exemplo do longo discurso que fez na convenção nacional do PSDB, no último domingo, Alckmin ainda pretende mostrar ao eleitor que tem em São Paulo a referência do que fazer em esfera federal no campo econômico.

Prioridade também para questões do Mercosul

Num dos primeiros programas, o comando da campanha levará ao ar a fórmula adotada no estado para reduzir a carga tributária, com a redução do ICMS, uma das bandeiras a serem levantadas por Alckmin nestas eleições, dentro de um projeto para fazer crescer a economia, a sua principal ¿obsessão¿, segundo diz. As relações do Brasil com países do Mercosul, assim como o enfoque em questões regionais, serão também prioritárias:

¿ O Geraldo vai mostrar que tem postura equilibrada e segura e uma trajetória política sem manchas ¿ diz o coordenador da campanha tucana, o senador Sérgio Guerra. ¿ O PSDB tem vários patrimônios e o presidente Fernando Henrique Cardoso é o mais importante de todos. Sua presença na campanha do Geraldo é importante para nós.

Ainda sem ter fechado contrato com a campanha, o publicitário Luiz González será responsável por levar a imagem de Alckmin às massas. De perfil discreto, González vai se desligar de sua agência, a Lua Branca, para entrar de cabeça na campanha tucana. Pela produtora GW, González carrega no currículo a vitória de Alckmin na eleição de 2002.