Título: NOSTALGIA DA IUGOSLÁVIA
Autor: Deborah Berlinck
Fonte: O Globo, 18/06/2006, O Mundo, p. 34

PODGORICA. Srdan Marlovic, arquiteto montenegrino de origem sérvia, votou contra a independência de Montenegro. Para ele, não há dúvida: croatas, bósnios, sérvios, montenegrinos e macedônios pertencem a uma única nação, com religiões diferentes. Deveriam estar juntos, como na antiga Iugoslávia.

¿ Há cem anos, todo mundo aqui (em Montenegro) era sérvio. É incrível o que o dinheiro pode fazer. Se fôssemos ricos, ninguém ia se importar com pequenas diferenças entre nós.

Marlovic, que em 2001 fez estágio de arquitetura em São Paulo e fala português fluentemente, não entende como no momento em que a Europa quer se unir, sérvios e montenegrinos querem se separar.

¿ Eu nasci num país (Iugoslávia), passei minha juventude em outro (Sérvia e Montenegro). E agora moro num terceiro (Montenegro), sem ter saído da mesma cidade, Herceg Novi.

Aponta para um mapa da Iugoslávia e diz que 50% do território dominado etnicamente por sérvios estavam fora das atuais fronteiras da Sérvia. Mas hoje, sérvios da Croácia praticamente foram varridos do país pelo líder nacionalista croata Franjo Tudjman. Hoje, queixa-se, de 750 mil sérvios da Croácia, restam 82 mil.(D.B.)