Título: GOVERNADOR DA BA NÃO VAI RECEBER LULA EM SALVADOR
Autor: Tatiana Farah
Fonte: O Globo, 19/06/2006, O País, p. 5
Paulo Souto (PFL) reclama que foi avisado em cima da hora sobre visita do presidente
SALVADOR. Em meio a uma onda de ataques do senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) e da cúpula do PFL baiano, o presidente Lula desembarca hoje na Bahia para sua quinta visita ao estado este ano. Diferentemente das viagens anteriores, ele não terá a companhia do governador Paulo Souto (PFL), que sequer irá recebê-lo na Base Aérea de Salvador. O governo do estado diz que só foi informado sobre a programação presidencial no fim da tarde de sexta-feira. Paulo Souto reclamou:
¿ Tem se tornado um hábito do cerimonial da Presidência comunicar sobre as visitas oficiais em cima da hora.
Lula vai inaugurar a Escola Técnica Federal em Santo Amaro da Purificação, cidade de Caetano Veloso e Maria Bethânia, e participará da solenidade que marca a ligação de número 1,5 milhão do programa Luz Para Todos em Santo Estevão, a 145 quilômetros da capital. O programa é um dos principais alvos das críticas de Antonio Carlos Magalhães.
Segundo o senador, o PT e Lula têm utilizado o Luz Para Todos eleitoreiramente, assumindo a paternidade do projeto criado pelo senador Rodolpho Tourinho (PFL-BA) quando ministro de Minas e Energia do governo Fernando Henrique. O mesmo, diz o senador, que ocorre com o Bolsa Família:
¿ Quem criou o Bolsa Família foi ACM. Quem foi que fez, em 2000, o Fundo Nacional de Combate e Erradicação da Pobreza? ¿ discursou no fim de semana.
¿A Bahia cresce porque o governo federal investe¿
Lula tem negado sistematicamente estar em campanha, atribuindo os feitos ao cumprimento de suas obrigações de governo. O mesmo afirma o ex-ministro e pré-candidato do PT ao governo da Bahia, Jaques Wagner, ao descartar qualquer característica eleitoral na nova visita de Lula ao estado.
¿ Será mais um ato de governo ¿ disse o ex-ministro.
Jaques Wagner tem usado a propaganda do PT na TV para destacar as realizações do governo federal, citando os investimentos em programas importantes para o estado como o Luz Para Todos, o Bolsa Família e a Universidade Federal do Recôncavo, um antigo pleito da população local, cuja pedra fundamental foi lançada no início deste ano pelo presidente Lula.
¿ A Bahia cresce porque o governo federal investe ¿ disse numa de suas inserções.