Título: EDUARDO JORGE VAI REFORÇAR CAMPANHA TUCANA
Autor: Adriana Vasconcelos
Fonte: O Globo, 20/06/2006, O País, p. 5

Cobranças de aliados levam presidente do PSDB a convocar ex-ministro de FH para ser coordenador-adjunto

BRASÍLIA. Diante das cobranças dos próprios aliados sobre a falta de estrutura da candidatura de Geraldo Alckmin à Presidência, o presidente do PSDB, senador Tasso Jereissati (CE), comandou ontem à noite uma reunião na tentativa de reorganizar a campanha, que receberá agora o reforço do ex-ministro Eduardo Jorge Caldas. A preocupação tucana é dotá-la de uma estrutura mínima para dar mais agilidade aos deslocamentos do candidato, que terá agenda mais intensa a partir de agora.

Responsável pela organização do comitê eleitoral do ex-presidente Fernando Henrique em 1998, Eduardo Jorge será um dos coordenadores-adjuntos da campanha e ficará vinculado diretamente ao senador Sérgio Guerra (PSDB-PE), coordenador-executivo da campanha de Alckmin, assim como o vereador José Aníbal (PSDB-SP), que também terá função de coordenador-adjunto.

¿ O papel de Eduardo Jorge será administrativo, não político ¿ explicou Tasso.

Comitê em Brasília será em sala de Paulo Octávio

As denúncias de tráfico de influência que acabaram impedindo que Eduardo Jorge reassumisse a Secretaria Geral da Presidência, depois da reeleição de Fernando Henrique, não preocupam a cúpula tucana da campanha.

¿ Ele foi inocentado e está processando todos os que o difamaram ¿ disse Guerra.

Na reunião de ontem à noite foi confirmado que o jornalista Luiz González deverá comandar a área de comunicação da campanha tucana. Seu nome foi escolhido por Alckmin, que o consulta sempre antes de fazer qualquer comentário ou declaração mais polêmica. Já o jurista Miguel Reale Junior cuidará do comitê financeiro da campanha. Em São Paulo, os tucanos já estão promovendo jantares com empresários em busca de doações.

O comitê central da campanha tucana será em Brasília, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), numa sala doada pelo senador Paulo Octávio (PFL-DF). O candidato tucano poderá ter ao menos três bases para gravar seus programas eleitorais: Brasília, São Paulo e Recife.

Os pefelistas não participaram da reunião de ontem. Segundo Tasso, a reestruturação da campanha havia sido discutida no último encontro do conselho político, semana passada:

¿ Não é uma reunião política, mas administrativa. Por isso não chamamos ninguém do PFL.

www.oglobo.com.br/pais