Título: PTB APÓIA SERRA E EM TROCA QUER DAR O VICE
Autor: Adauri Antunes
Fonte: O Globo, 20/06/2006, O País, p. 10

Decisão sobre companheiro do tucano na chapa, porém, ainda não foi tomada e PFL também cobiça a vaga

SÃO PAULO. O PTB vai apoiar o candidato a governador de São Paulo pelo PSDB, José Serra, e em troca quer a vaga de vice-governador, tentando atropelar o acordo já feito entre tucanos e o PFL. De acordo com o deputado Ricardo Izar (SP), o PTB tem mais estrutura que o PFL.

¿ Definimos ontem (domingo) à noite na casa do José Serra o apoio a ele e pedimos a vice-governança. Somos nove deputados federais, nove deputados estaduais e 112 prefeitos em São Paulo. No dia 24 agora, na nossa convenção, vai ser aprovada a indicação do José Serra para governador ¿ disse Izar.

Segundo o deputado, que é presidente do Conselho de Ética da Câmara, a bancada petebista está liberada para apoiar qualquer candidato a presidente. Ele defenderá a candidatura do tucano Geraldo Alckmin:

¿ Para presidente, liberdade para os parlamentares. Vou de Alckmin. O Norte e o Nordeste vão de Lula e o Sul e o Sudeste, em sua grande maioria, vai de Alckmin.

Reivindicando para o PTB a vice na chapa de Serra, Izar disse que o tucano pensa como eles, os petebistas:

¿ Ele foi um excelente ministro. Foi um excelente prefeito em um ano. Impressionante como arrumou a cidade em um ano. E ele pensa como nós. Debatemos longamente com ele muito coisa, na área habitacional, área de segurança. O que ele vai fazer é o que queremos.

Para ele, a verticalização vai ajudar o PTB a passar pela cláusula de barreira.

¿ Se você lança um candidato a presidente ou apóia um candidato a presidente, vai ter dificuldade na votação dos parlamentares. Com essa liberdade aqui (em São Paulo), vai ser uma beleza. Vamos fazer uma grande bancada. ¿ calculou.

Na campanha ele acredita que a imagem do ex-deputado Roberto Jefferson (RJ), cassado por envolvimento no escândalo do mensalão, não vai prejudicar o partido.

¿ Conseguimos tirar aquela imagem. Estou sentindo, onde eu vou, que muita gente não considera o PTB como um dos membros do mensalão. Fala-se muito em PL, em PMDB, fala-se muito em PP, mas não se fala em PTB. Por quê? O único que realmente confessou que recebeu foi o Roberto Jefferson e sem o conhecimento da quase totalidade do partido ¿ disse.