Título: TUCANOS PEDEM SAÍDA DE THOMAZ BASTOS
Autor:
Fonte: O Globo, 21/06/2006, O País, p. 4

BRASÍLIA. Irritados com o novo parecer da Polícia Federal sobre a lista de Furnas, que inclui políticos da oposição como beneficiários de doações irregulares da empresa, os tucanos voltaram a centrar fogo no ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos. O líder do PSDB na Câmara, Jutahy Junior (BA), pediu a demissão do ministro com base em denúncias de remessa ilegal de dinheiro para o exterior. Segundo ele, duas testemunhas confirmaram o suposto pagamento de honorários ao escritório de Bastos no exterior.

¿ Não resta alternativa a não ser pedir o afastamento. Ele não pode ser denunciado por remessa ilegal ao exterior e a Polícia Federal, subordinada a ele, apurar seu envolvimento ¿ protestou o tucano.

Jutahy apresentou na Câmara um requerimento de convocação de Thomaz Bastos e outro pedindo que o Ministério Público reabra o inquérito do caso.

No Senado, o líder da bancada do PSDB, Arthur Virgílio (AM), prometeu ¿guerra:

¿ Dou 24 horas para que o ministro demonstre que não é cúmplice do falsário Nilton Monteiro ¿ disse, em referência ao suposto autor da lista.

O ministro não comentou as declarações de Virgílio, afirmando que o caso está sob investigação da PF. Afirmou que ele mesmo pediu investigação e que o Ministério Público concluiu pelo arquivamento.