Título: PT TEM DIFICULDADE PARA ACHAR TESOUREIRO
Autor: Gerson Camarotti
Fonte: O Globo, 21/06/2006, O País, p. 5
Direção petista contraria Tarso e diz que Alencar será anunciado como vice
BRASÍLIA. O presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), declarou ontem, após longa reunião do comando político da campanha eleitoral, que o partido está tendo dificuldades para decidir o nome do tesoureiro:
¿ Não é fácil achar essa pessoa. O tesoureiro vai exercer função de curto prazo e dedicação integral para um trabalho que envolve cuidado. Estamos avaliando alternativas de perfil parlamentar-empresário ou sindicalista-empresário.
Berzoini disse que os petistas preferem que o vice-presidente, José Alencar, seja mantido na chapa da reeleição do presidente Lula. O PT deseja anunciar essa decisão na convenção de sábado. É com essa definição que o PT e Lula continuarão insistindo na aliança com o PSB.
¿ O PT prefere que o candidato a vice seja o José Alencar. Ele já é vice, teve papel importante, é próximo do presidente Lula, participou da coordenação de governo, foi ministro da Defesa e está a serviço do projeto de mudanças ¿ disse Berzoini, que terá hoje reunião com os presidentes do PSB, Eduardo Campos, e do PCdoB, Renato Rabelo, para tentar fechar a aliança da reeleição de Lula.
PT pode ter nova convenção retificadora no dia 30
O coordenador do Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) do PT, Gleber Naime, disse que o nome de Alencar será anunciado sábado, contrariando declaração feita no dia anterior pelo ministro Tarso Genro.
¿ Para nós essa é uma questão resolvida ¿ afirmou Naime após a reunião.
Se não for possível acordo com PSB e PCdoB, o PT já prepara a convocação de uma convenção retificadora para o dia 30. No sábado, dia 24, será feito ato político para lançar a candidatura do presidente Lula à reeleição. Na sexta-feira seguinte, dia 30, haverá nova reunião da executiva para complementar decisões tomadas dia 24.
No Planalto, o ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, se reuniu com o líder do PSB na Câmara, Alexandre Cardoso (RJ), e repetiu que o presidente deseja a aliança formal. Cardoso disse que ela depende mais de Lula e do PT.