Título: FILHA DE JK SERÁ VICE NA CHAPA DE EDUARDO PAES
Autor: Adriana Vasconcelos
Fonte: O Globo, 21/06/2006, O País, p. 8

Maristela Kubitschek, que já criticou Lula por ter se comparado a seu pai, aceita concorrer

A arquiteta Maristela Kubitschek aceitou o convite do PSDB para ser a vice na chapa encabeçada pelo deputado federal Eduardo Paes para disputar o governo do estado. A filha do ex-presidente Juscelino Kubitschek, que já criticou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por este ter ser comparado a seu pai, foi aliada de primeira hora da candidatura do ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) à Presidência.

Com a escolha de Maristela, o PSDB fecha as portas para a aliança na campanha majoritária no estado. O partido não aceitou a coligação com o PPS da deputada federal Denise Frossard e com o PFL do prefeito Cesar Maia, porque queria garantir a cabeça da chapa. De acordo com o prefeito, o PSDB teria se recusado a participar dos encontros que antecederam a decisão de formar a coligação. Os tucanos fluminenses, no entanto, negam que tenham sido convidados para os encontros.

Aos 63 anos, Maristela é vice-presidente do Memorial JK, em Brasília. Uma das propostas da arquiteta é retomar um projeto desenvolvido por sua mãe, Sarah Kubitschek: os hospitais volantes, que oferecia tratamento dentário e atendimento clínico de graça em ônibus que passavam de uma semana a 15 dias em um determinado bairro.