Título: Clientes no exterior são principal preocupação
Autor: Geralda Doca
Fonte: O Globo, 21/06/2006, Economia, p. 22

Alta temporada e saída da Varig da Iata reduzem alternativas de transferência de passageiros para outros vôos

BRASÍLIA. Os aproximadamente 50 mil brasileiros que estão no exterior e terão que retornar ao país até 30 de junho são no momento a maior preocupação do governo, caso a Varig pare de operar. Só na Alemanha são 11 mil passageiros. Um dos complicadores para os que estão na Europa foi a expulsão da Varig da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) por falta de pagamento. Com sede em Genebra, a entidade oferece um sistema de compensação de passagens, em que as empresas fazem um acordo para levar o passageiro até o destino final (onde não voam).

Os números de brasileiros no exterior fazem parte do último levantamento da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que busca alternativas para não deixar os usuários no chão. Com o início da alta temporada na Europa, que coincidiu com a Copa do Mundo, esses passageiros enfrentarão dificuldades para endossar bilhetes em outras companhias, que já estão com vôos lotados.

O Itamaraty disse que todos os postos diplomáticos no exterior estão alertas para o problema da Varig. Mas o órgão aguarda instruções da Anac para entrar em ação, dando assistência consular aos brasileiros que estão no exterior. Por exemplo, é preciso ainda decidir como serão distribuídas as linhas e se as companhias concorrentes serão incumbidas de trazer de volta os passageiros ao Brasil, para que seja montada uma estratégia de remoção.

Com a exclusão da Iata, as companhias associadas dificilmente vão querer transportar passageiros da Varig sem garantia de pagamento.

¿ Os passageiros terão dificuldades de endossar seus bilhetes ¿ diz o especialista no setor Paulo Sampaio.

Já o contingente de brasileiros nos EUA e em países da América do Sul não chega a preocupar porque TAM e Gol já atendem esses destinos.

Segundo Sampaio, apenas as empresas que integram a Star Alliance, grupo do qual a Varig faz parte, deverão colaborar. Delas, voam para o Brasil a partir da Europa Lufthansa, Swissair e TAP. Da América do Norte partem Air Canada e United Airlines. Há um compromisso entre essas empresas de honrar bilhetes umas das outras.

COLABOROU Eliane Oliveira