Título: ESTATAL BRASILEIRA SOFRE PRESSÃO DA VENEZUELA
Autor: Ramona Ordoñez
Fonte: O Globo, 21/06/2006, Economia, p. 23

PDVSA pede de volta unidade nas Bahamas

NOVA YORK. A PDVSA solicitou à Petrobras que retire todo o petróleo estocado em uma instalação de armazenamento controlada pela companhia estatal petrolífera da Venezuela nas Bahamas. Segundo uma fonte da Petrobras, o grupo venezuelano quer utilizar o espaço para estocar o seu próprio petróleo.

A Petrobras está atualmente utilizando este espaço de armazenagem, do terminal Borco da PDVSA em Bahamas, para estocar petróleo próprio para exportação, como o petróleo pesado Marlim, que a estatal brasileira vende ao mercado da costa do Golfo dos Estados Unidos.

¿ Estamos conversando com a PDVSA sobre a nota de término do contrato. Esperávamos que eles retomassem os tanques cedo ou tarde ¿ afirmou a fonte.

Corretoras de frete têm acompanhado de perto a situação desde que surgiram rumores de que a PDVSA tinha dado à Petrobras 60 dias para esvaziar os tanques. A Petrobras ainda não adotou nenhuma medida para arrumar navios para transferir seus volumes de petróleo para outro local.

A fonte da Petrobras acrescentou, apesar de especulações nesse sentido, que é pouco provável que a PDVSA esteja na verdade buscando aumentar a taxa de estocagem que a empresa brasileira vem pagando pelo uso dos tanques de armazenamento.

Além da Petrobras, as empresas de trading Westport e Vitol usam o terminal Borco para armazenar produtos petrolíferos. Essas duas companhias não receberam, até o momento, qualquer comunicado de encerramento de contrato.

A PDVSA possui diversas instalações tanques em diferentes locais no Caribe, que são usadas para administrar sua logística petrolífera.