Título: CPI DOS SANGUESSUGAS JÁ TEM NOMES
Autor: Gerson Camarotti
Fonte: O Globo, 22/06/2006, O País, p. 5

Presidente do Senado anuncia 36 membros e comissão deve ser instalada hoje

BRASÍLIA. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), anunciou ontem o nome dos 36 deputados e senadores que vão integrar a a CPI dos Sanguessugas. Como determina o regimento interno, o mais idoso do grupo, o senador Romeu Tuma (PFL-SP), de 74 anos, convocou uma reunião para, ainda hoje, homologar os nomes do presidente e do relator. A comissão deverá ser presidida pelo deputado Antônio Carlos Biscaia (PT-RJ).

A relatoria está sendo disputada pelos senadores peemedebistas Amir Lando (RO) e Wellington Salgado (MG), indicados para a comissão pelo líder do partido no Senado, Ney Suassuna (PB).

¿ Se o meu partido me indicar, estou pronto para o trabalho ¿ disse Salgado.

O senador já tem até um plano para o começo das investigações: a comissão deve ouvir logo de início, diz, o delegado da Polícia Federal Tardelli Boaventura e o procurador da República Mário Lúcio Avelar, os responsáveis pela Operação Sanguessuga e, depois, quebrar o sigilo bancário dos suspeitos para cruzar com as informações sobre os pagamentos da Planam.

Mas a comissão pode ter dificuldades antes mesmo do início formal de suas atividades. Muitos senadores e deputados estão deixando Brasília desde ontem à tarde e há o risco de que a reunião de hoje seja cancelada por falta de quórum.

¿ Muita gente viajou por causa do jogo da seleção, mas vamos tentar o número mínimo necessário para instalar a comissão ¿ disse o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), um dos autores do requerimento de criação da CPI.

Ney Suassuna reclamou ontem da reportagem em que O GLOBO menciona a citação do nome dele no depoimento prestado à Polícia Federal pela ex-assessora especial do Ministério da Saúde Maria da Penha Linho. O senador voltou a negar qualquer vínculo com a organização dos sanguessugas, mas dois assessores de Suassuna foram presos durante a Operação Sanguessuga.

www.oglobo.com.br/pais