Título: LULA CONDENADO POR DECLARAÇÕES CONTRA TUCANOS
Autor: Alan Gripp e Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 22/06/2006, O País, p. 11

TJ estipula indenização de R$40 mil mas petista pode recorrer

SÃO PAULO. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi condenado em segunda instância pelo Tribunal de Justiça (TJ) de São Paulo a pagar indenização por danos morais aos ex-prefeitos de Campinas José Roberto Magalhães Teixeira e Edivaldo Orsi, ambos do PSDB. A indenização, de R$40 mil, corrigida desde o começo do processo, em janeiro de 2001, se refere a declarações de Lula, quando ainda não era presidente, de que a cidade teria sido ¿assaltada¿ pelas administrações dos dois ex-prefeitos tucanos, ambos falecidos. Da decisão do TJ ainda cabe recurso ao Supremo Tribunal de Justiça (STJ).

Campinas foi administrada por José Roberto Magalhães Teixeira entre 1993 e 1996. Quando ele morreu, seu vice, Edivaldo Orsi (PSDB), assumiu o cargo. Como ambos morreram, as indenizações devem ser pagas à viúva de Magalhães Teixeira, Tereza Cristina, e à família de Orsi.

¿ O tempo mostrou que quem assalta de verdade o povo é o PT e o Lula. E prova disso é a denúncia da Procuradoria Geral da República contra os 40 ladrões ligados ao governo e ao PT ¿ disse Artur Orsi, filho de Edivaldo Orsi, que é vereador em Campinas e presidente do diretório municipal do PSDB.