Título: TUCANOS PEDEM À RECEITA QUE INVESTIGUE BASTOS
Autor: Alan Gripp e Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 22/06/2006, O País, p. 11

Senador do PSDB compara ministro a Hitler; governo derruba no plenário da Câmara pedido de convocação

BRASÍLIA. A oposição intensificou ontem os ataques ao ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, e pediu formalmente à Receita Federal que investigue a denúncia de que ele teria enviado dinheiro ilegalmente para o exterior. Nos discursos, os tucanos aumentaram o tom das acusações ao ministro, a ponto de o senador tucano Antero Paes de Barros (MS) compará-lo a Adolf Hitler. Thomaz Bastos atribuiu os ataques à proximidade do início da campanha eleitoral.

Líder do PSDB na Câmara, Jutahy Junior (BA) pediu à Receita que abra procedimento fiscal para apurar a denúncia de que Thomaz Bastos recebeu no exterior US$4 milhões de honorários quando atuava como advogado criminalista. Ex-cliente de Thomaz Bastos, Ivo Morganti Jr. diz ter pagado a quantia em remessa feita ao exterior.

¿ Essa é uma denúncia grave que não pode ficar sob suspeição. O PSDB lutará para que esse caso seja esclarecido ¿ afirmou Jutahy.

A oposição voltou à carga contra o ministro da Justiça após a divulgação de parecer da Polícia Federal dizendo ser autêntica uma assinatura na chamada ¿lista de Furnas¿, que incluiu políticos da oposição como supostos beneficiários de dinheiro desviado da empresa, apesar de não confirmar a veracidade das informações.

Ontem, Antero Paes de Barros cobrou o afastamento do ministro em um debate na rádio CBN com a senadora Ana Júlia Carepa (PT-PA), que se transformou num bate-boca. Antero acusou Thomaz Bastos de transformar a Polícia Federal em uma polícia de governo:

¿ Foi assim que Hitler começou, foi assim que nasceu a Gestapo ¿ atacou Antero.

Ana Júlia respondeu também com uma referência ao nazismo, citando o idealizador da propaganda do regime, Joseph Goebbels:

¿ O Hitler também tinha um ministro de Comunicação que tinha um princípio: vamos repetir uma mentira centenas de vezes que ele se transforma numa verdade. É isso o que a oposição faz hoje.

Antero devolveu:

¿ Joseph Goebbels deve ter sido mestre do Lula. A mentira repetida mil vezes no Brasil é a de que o Lula não sabia de nada.

Durante solenidade no Supremo Tribunal Federal, Thomaz Bastos disse que a guerra eleitoral vai aumentar a partir de agora, mas ressaltou que isso faz parte do jogo político. Bastos disse que não admite que alguém conteste sua amizade com o presidente Lula e que não vai atuar no comitê de campanha do presidente, apenas ajudando de maneira informal.

¿ Isso (as acusações) faz parte da disputa política. Sou amigo do presidente e não alieno essa amizade a ninguém. E não admito que ela seja discutida, mas eu sou ministro da Justiça. Sou ministro da Justiça e tenho sob a minha supervisão a Polícia Federal. Mas não faço política. Acredito que a disputa política, a guerra eleitoral vai se incendiar nesse três meses, mas isso faz parte do negócio ¿ disse Bastos, acrescentando:

¿ Não controlo (a PF). Faço questão de só dar um rumo para a Polícia Federal.

Ontem o plenário da Câmara rejeitou pedido do líder do PSDB para que a convocação do ministro fosse incluída na ordem do dia. Apesar da decisão, Jutahy anunciou que o partido continuará cobrando esclarecimentos de Bastos.