Título: Conselho de ministro aos clientes da Varig: `voltem para casa e aguardem¿
Autor: Henrique Gomes, Eliane Oliveira, Cristiane Jungblu
Fonte: O Globo, 22/06/2006, Economia, p. 22

BNDES não concederá empréstimo a quem não conhece, garante ele

BRASÍLIA. O ministro da Defesa, Waldir Pires, pediu ontem paciência às pessoas que compraram passagens aéreas da Varig em vôos domésticos, aconselhando-as a irem para casa e esperar um pouco mais. Segundo ele, a maior preocupação do governo no momento é com a repatriação de milhares de brasileiros que estão no exterior ¿ 20 mil em seus cálculos e 56 mil nas contas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

¿ Que voltem para suas casas e aguardem um pouco! É o conselho de um amigo, de alguém mais velho que já passou por muita coisa ¿ afirmou.

O ministro lembrou que, para a repatriação, o governo está tentando fazer com que as empresas aéreas brasileiras atuem nesse serviço. Ele afirmou que aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) também poderão ser usados, mas observou que isso não é eficaz, já que há poucos transatlânticos da FAB.

¿ A prioridade total é do sujeito que está numa rua qualquer da Alemanha, de qualquer país da Europa ou dos Estados Unidos e não tem dinheiro para voltar ¿ disse.

Walfrido diz que ninguém ficará no prejuízo

A possibilidade de o BNDES entrar com parte dos recursos para a compra da Varig pelos funcionários foi descartada pelo ministro da Defesa:

¿ Até o momento não houve a apresentação perante o juiz da condição que ele estabeleceu para a homologação (da venda da Varig, os US$75 milhões). O depósito não foi feito e nem declarada a identidade de cada uma das empresas que seriam associadas ao grupo que quer a Varig. Nesse contexto o BNDES não vai emprestar dinheiro, não vai ajudar a quem não se conhece, a quem não sabemos se tem condições financeiras.

Pires esclareceu que, caso o depósito de US$75 milhões seja feito pelo vencedor do leilão ¿ o consórcio NV Participações ¿ a empresa poderá voltar a ter condições de receber financiamento. Mas isso, disse Waldir Pires, não é suficiente.

¿ É preciso um cadastro bom, que não entre em conflito com os regulamentos do BNDES ¿ enfatizou.

Pires disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está preocupado com a situação da Varig, assim como todo o governo, e que a TAM, a Gol e todas as outras empresas estão sendo parceiras no esforço de repatriação dos passageiros da Varig que estão no exterior.

¿ Não é como um botequim qualquer, ou como uma empresa que vende ou compra qualquer coisa. Toda empresa concessionária de serviço público é uma representação dos deveres do Estado.

¿ Ninguém ficará no prejuízo. Mesmo que a Varig tivesse mais do que os atuais 10% de participação no mercado. Até mesmo porque a parcela da Gol e da TAM é de 84%, sem contar as companhias menores ¿ disse o ministro do Turismo, Walfrido Mares Guia, tentando tranqüilizar quem comprou pacote de viagem para o mês de julho.

Cerca de 150 funcionários ligados ao Trabalhadores do Grupo Varig (TGV) fizeram ontem manifestação na sede da Varig, atrás do Aeroporto Santos Dumont, no Rio. Com faixas, cartazes e rostos pintados, reclamavam da atuação do governo federal.