Título: PETROBRAS PÁRA DE DISTRIBUIR COMBUSTÍVEL NA BOLÍVIA
Autor: Ramona Ordoñez
Fonte: O Globo, 22/06/2006, Economia, p. 25

Estatal boliviana assumirá operações a partir de julho. Empresa brasileira vai retirar sua bandeira dos postos

Quase dois meses depois de o presidente da Bolívia, Evo Morales, ter anunciado a nacionalização das reservas de petróleo e gás natural, a Petrobras começa a sair do país, onde investiu mais de US$1,5 bilhão nos últimos dez anos. A estatal brasileira anunciou ontem que vai abandonar as atividades de distribuição de combustíveis na Bolívia a partir do próximo dia 1º de julho. A estatal Yaciamientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB) assumirá essas operações.

O contrato de concessão para as atividades de distribuição de combustíveis foi assinado em 2001, ano em que o governo boliviano anunciou uma licitação para a transferência desses serviços para o setor privado. O prazo da concessão era de cinco anos, quando se esperava a abertura definitiva desse mercado. Mas as expectativas da Petrobras de renovar o contrato foram frustradas pelo decreto assinado por Evo Morales no último dia 1º de maio, que, além de nacionalizar as reservas, reestatizou diversas atividades do setor, como o de distribuição.

Brasileira abastece cerca de 100 postos bolivianos

A Petrobras, que é a maior empresa da Bolívia, detém cerca de 20% do mercado de distribuição de combustíveis. Dos cerca de 400 postos de revenda existentes naquele país, aproximadamente cem são abastecidos pela Petrobras. Desse total, perto de 20 ostentavam a bandeira verde-amarela da Petrobras. Nenhum deles é de propriedade da companhia.

Um executivo da Petrobras informou que, com a saída da companhia do setor de distribuição, é certo que a empresa vai retirar sua marca dos postos revendedores. A atividade era pequena em comparação às outras operações da Petrobras na Bolívia, como as de produção, refino e transporte de petróleo e gás natural. A estatal não tinha bases nem tanques próprios para armazenamento de combustíveis. Segundo o executivo, essas instalações eram alugadas da Companhia Logística de Hidrocarburo de Bolívia (CLHB).

¿ A retirada da bandeira da Petrobras dos postos, contudo, tem um certo simbolismo porque representa a saída da nossa marca do contato direto com o público naquele país ¿ observou o executivo.

Concessão havia sido ganha pela Petrobras em 2001

Um outro executivo da Petrobras na Bolívia disse que não sabe como a YPFB vai assumir as atividades de distribuição naquele país. Em 2001 a Petrobras ganhou a concessão para distribuir combustíveis nas cidades de Santa Cruz, La Paz, Cochabamba, Trinidad, Oruro e Tarija, principalmente.