Título: O papel de Quércia
Autor: Tereza Cruvinel
Fonte: O Globo, 23/06/2006, O GLOBO, p. 2

O PT nunca esperou ter o PMDB paulista, que atende também pelo nome de Orestes Quércia, como aliado formal na disputa estadual, apoiando o candidato petista Aloizio Mercadante. Mas depois do encontro Lula-Quércia, há duas semanas, deixou de temer que o PMDB fechasse aliança com os tucanos. O que interessava ao PT Quércia fez ontem: lançou-se candidato a governador.

Para descartar amigavelmente o PSDB, Quércia fez uma exigência que dificilmente seria atendida: figurar ele mesmo ¿ velho inimigo dos tucanos, que deixaram o PMDB para fundar outro partido alegando incompatibilidade ética com ele ¿ como vice na chapa do candidato José Serra a governador. O nome que Serra e o PSDB paulista aceitariam era o do presidente nacional do PMDB, Michel Temer. Isso Quércia é que não aceitaria, andou dizendo o deputado Delfim Netto ao longo da semana no Congresso. Não iria dar corda ao concorrente que uma vez lá em cima poderia lhe tomar o controle do partido em São Paulo.

Fracassada a conversa com os tucanos, Quércia se lançou ontem e terá exatamente Delfim Netto, que foi mediador do encontro com Lula, como coordenador de seu programa de governo. Espremido entre o favoritismo de Serra e o impulso que Lula pode dar a Mercadante, não deve ter a ilusão da vitória. Mas está aplainando o caminho para o PT, e certamente recebeu garantias de que será recompensado.

Na última pesquisa Datafolha, no início de junho, Quércia tinha 10% das intenções de voto, contra 14% de Mercadante e 48% de Serra, que mantinha sua possibilidade de vencer no primeiro turno. Mas se crescer algo mais, seus votos, somados aos dos nanicos, podem levar a eleição para o segundo turno. É tudo o que os petistas esperam dele. Acreditam que se Lula vencer a disputa presidencial no primeiro turno, pode entrar pesado no jogo paulista tentando virar o jogo a favor de Mercadante.

Serra tem posição muito sólida nesta disputa e Alckmin continua batendo Lula em São Paulo. Mas seja como for, o jogo foi feito.