Título: GOVERNO FH GASTOU MAIS, DIZ SECOM
Autor: Adriana Vasconcelos
Fonte: O Globo, 23/06/2006, O País, p. 5

Dados da Secretaria de Comunicação excluem custos de produção e patrocínio

BRASÍLIA. Os gastos do governo federal com veiculação de publicidade na mídia foram maiores nos três primeiros anos (1999 a 2001) do segundo mandato do governo Fernando Henrique do que nos três primeiros anos (2003 a 2005) do governo Lula, segundo um relatório da Secretaria de Comunicação de Governo (Secom). O governo tucano, segundo o documento, gastou R$2,495 bilhões em três anos, R$10,5 milhões a mais que o governo Lula, que consumiu R$2,484 bilhões.

Esses dados de gastos com publicidade excluem as despesas com produção e patrocínio e são publicados na página da secretaria na internet desde 1999, ainda no governo Fernando Henrique. Os gastos com publicidade do governo federal só tiveram um aumento expressivo na Caixa Econômica Federal. Em 2002, o banco estatal gastou R$58 milhões. A previsão para este ano é de que as despesas cheguem a R$186 milhões. Em 2004, a Caixa gastou R$106 milhões; em 2003, R$179 milhões.

A assessoria da Caixa nega que esse crescimento da verba publicitária tenha fins político-eleitorais. A instituição informou que houve ¿necessidade de aumentar a visibilidade da empresa, que passou a competir fortemente no mercado financeiro como banco de varejo, inclusive com atuação no exterior (Japão, EUA e Portugal), além de expandir sua rede de atendimento (que saltou dos 13.250 pontos, entre agências e correspondentes bancários, para 15.460 em 2006)¿.

Administração direta gastou R$92,2 milhões neste ano

No Banco do Brasil, em 2002, a verba publicitária foi de R$146 milhões, dos quais cerca de R$68 milhões foram consumidos no primeiro semestre. Nos primeiros cinco meses deste ano foram gastos R$67 milhões, e a estimativa para o ano é que as despesas cheguem a R$200 milhões.

A Secom informou que a administração direta, que inclui os ministérios, gastou, de janeiro a 20 de junho deste ano, R$92,2 milhões, sendo que o total previsto no Orçamento para 2006 é de R$242,6 milhões. O valor gasto em cinco meses e 20 dias deste ano está muito abaixo do gasto nos primeiros seis meses de 2002, R$154,4 milhões, de um total anual de R$286,6 milhões. E são levemente superiores ao gasto no primeiro semestre de 1998, R$80,9 milhões, de um total no ano de R$173,1 milhões.

A Secom informou que é normal gastar menos no primeiro semestre do ano por causa das férias em janeiro e fevereiro.