Título: ALCKMIN DIZ QUE REFORMA POLÍTICA É PRIORITÁRIA
Autor: Leticia Lins
Fonte: O Globo, 23/06/2006, O País, p. 8

Tucano admite volta da discussão sobre parlamentarismo, mas afirma que antes é preciso aprovar fidelidade partidária

RECIFE. O candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, admitiu ontem reabrir a discussão sobre a adoção do parlamentarismo, caso eleito. Ele fez o comentário após receber do presidente nacional do PPS, Roberto Freire, um documento do partido afirmando que esse tipo de regime é o único capaz de fazer avançar a democracia e assegurar estabilidade às instituições republicanas.

¿ Sou parlamentarista e meu partido defende isso no seu programa. Mas houve um plebiscito e o parlamentarismo não foi aprovado. Essa discussão pode voltar, mas não antes de uma reforma política. Essa, ao meu ver é a prioridade, e dentro dela a fidelidade partidária ¿ afirmou Alckmin.

O tucano disse que o sistema pode ser o adequado em crises de credibilidade como a que envolve o parlamento brasileiro, depois de denúncias como as do mensalão:

¿ Se tivéssemos o parlamentarismo, esse Congresso que está aí já tinha acabado e teriam sido convocadas eleições gerais ¿ disse o tucano.

Freire concordou:

¿ Com o presidencialismo vamos continuar com instabilidade, impasse, convivendo com tragédias como agora, com um Congresso completamente desmoralizado. Num parlamentarismo ele teria sido dissolvido sem crise institucional.

Mesmo sem aliança oficial, o PPS declarou ontem apoio formal à candidatura de Alckmin. Com isso, os ex-comunistas, liderados por Freire, vão estar ao lado de adversários do passado, como o PFL. Freire, que desistiu de disputar a reeleição para a Câmara dos Deputados, voltou a criticar o governo Lula:

¿ A crítica ao PT não é só quanto ao aspecto ético e moral. E nossa opção não foi só por decência ou divergências morais, mas ao fato de o governo faltar com os compromissos de campanha, assim como à manutenção de sua política econômica. O PT transformou o Brasil numa república de banqueiros, e a mediocridade é o que campeia neste governo.

O presidente do PPS encontrou-se com Alckmin na sede do PSDB, em Recife, onde entregou ao tucano um documento com sugestões para reformas econômicas, sociais e políticas. Freire vai integrar o conselho político do tucano e foi designado para preparar artilharia contra o governo petista e ajudar na elaboração do programa de governo.

Alckmin está em Pernambuco para uma visita de dois dias. Ele viaja hoje para Caruaru, a 130 quilômetros de Recife, e ainda deverá visitar Gravatá. Na Semana Santa ele esteve nos dois municípios. O tucano tem enfrentado dificuldades para ampliar seus índices de popularidade no Nordeste, onde o presidente Lula mostra vantagem em relação ao tucano, segundo pesquisas de intenção de voto:

¿- Vamos crescer muito no Nordeste. Eu só sou conhecido aqui por 53% da população, mas Lula é conhecido por 95%. Isso vai mudar com a campanha.

www.oglobo.com.br/pais