Título: Provavelmente Deus esteja me protegendo¿
Autor: Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 23/06/2006, O País, p. 9

Alencar é irônico ao falar da vice

BRASÍLIA. Depois de participar de uma cerimônia ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente José Alencar mostrou ontem que se sente desconfortável com a indefinição sobre quem será o vice na chapa para disputar a reeleição. Alencar disse que ainda não foi convidado por Lula e, apesar de dizer que não está incomodado, lembrou que em 2002 foi cortejado por todos os candidatos. Irônico, Alencar chegou a dizer que talvez Deus o está protegendo nessa situação. O vice-presidente hoje é filiado ao PRB, ligado à Igreja Universal.

¿ Provavelmente não tenha feito por merecer um novo convite. Naquele tempo, eles gostavam de mim. Eu era senador. Mas sou cristão, católico apostólico romano. Sei rezar uma oração que é o Padre Nosso. Tem um trecho que fala assim: ¿Seja feita a Vossa vontade assim na terra como no céu¿. Isso significa que, em qualquer circunstância, seja feita a vontade de Deus ¿ disse, não resistindo à ironia:

¿ Provavelmente Deus esteja me protegendo.

Alencar, porém, não quis dizer de que ou de quem estava sendo protegido.

Alencar respondeu com um firme ¿não¿ às perguntas sobre se tinha sido convidado, se esperava ser e se gostaria de ser. Diante da pergunta se seria vice novamente caso recebesse o convite, Alencar mudou a resposta:

¿ Isso é conjectura! Não posso raciocinar sob hipóteses.

Alencar negou que tenha se queixado da indefinição e lembrou que a eleição não se resume à vaga de vice.

www.oglobo.com.br/pais