Título: Compromisso de embarque
Autor: Henrique Gomes Batista
Fonte: O Globo, 23/06/2006, Economia, p. 23
Anac garante viagem de passageiros da Varig. Ontem 62% dos vôos foram cancelados
Em dia de cancelamento de mais de uma centena de vôos da Varig, o diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça, Ricardo Morishita, informou, após uma reunião com Procons e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que todos os passageiros que têm bilhetes emitidos pela Varig terão que ser transportados, pela própria companhia ou por concorrentes. Esse foi o compromisso assumido pela Anac. TAM e Gol já anunciaram vôos extras.
Morishita, entretanto, disse que não há decisão do destino das milhas da Varig que ainda não foram convertidas em passagens aéreas:
¿ Temos uma urgência que é garantir que os consumidores retornem às suas casas. O tema da milhagem é importante e vamos ouvir todos os órgãos de defesa do consumidor para termos uma decisão, mas o consumidor com passagem emitida tem os mesmos direitos, seja bilhete de milhagem ou adquirido.
Morishita afirmou ainda que a Anac garantiu que a Varig parou de vender bilhetes para rotas suspensas:
¿ Esta é uma circunstância inadmissível, ofende os consumidores.
Problema maior está no exterior
Segundo o último dado da Infraero, até as 13h de ontem, dos 189 vôos previstos para a Varig, 118, ou 62%, foram cancelados. Eram 157 vôos domésticos, dos quais 95, ou 61%, ficaram no chão. Nas rotas internacionais, dos 32 vôos previstos, 23, ou 73%, foram cancelados. Mas, segundo a Anac, os gargalos agora estão concentrados em cinco trechos.
¿ Nós estamos atendendo praticamente toda a contingência desse momento de emergência de 72 horas ¿ disse o presidente da Anac, Milton Zuanazzi.
Ele confirmou que o maior problema está concentrado nas rotas internacionais e que, mesmo assim, apenas 60 passageiros que sairiam de Nova York ontem não conseguiram embarcar. Os demais foram assentados pelas concorrentes. Ele disse que a agência está preocupada com os brasileiros que precisam voltar ao Brasil até o dia 30. Segundo ele, 28 mil pessoas se encontram nesta situação: em toda a Europa, são cerca de 13 mil, incluindo 5.600 na Alemanha. Na América do Norte, são 4 mil e na América do Sul, 10.800.
No mercado doméstico, segundo a Anac, o problema está concentrado em quatro trechos, que teriam vôos extras da TAM a partir da noite de ontem: Brasília-Belém, Congonhas (SP)-Brasília, Congonhas (SP)-Porto Alegre e Congonhas (SP)-Curitiba.
¿ São quatro vôos extras. Os demais passageiros encaixamos em vôos normais. A Gol encaixou os passageiros que pedimos a ela, ela teve que enviar uma aeronave maior a Petrolina para atender à demanda. Fora isso não temos mais informações de passageiros sem horário de embarque. Pode ter passageiros aguardando um vôo, mas já estão encaixados ¿ afirmou Zuanazzi.
Vôos extras para atender a demanda
A TAM anunciou ontem mais vôos de reforço para o fim de semana, com o objetivo de atender a demanda extra de passageiros no mercado doméstico num período no qual a Varig poderá paralisar as atividades. Entre os destinos estão Congonhas-Brasília, Congonhas-Curitiba-Porto Alegre e Congonhas- Brasília-Manaus. Já a Gol anunciou 47 vôos extras, atendendo Brasília, Curitiba, Belo Horizonte, Porto Alegre e Florianópolis.
A exclusão da Varig do sistema internacional de compensação de passagens coordenado pela associação Iata levou a Delta Airlines ¿ que opera vôos entre Brasil e EUA ¿ a anunciar que desde o dia 20 não aceita mais endossos de bilhetes da Varig. A Anac havia dito que tinha fechado acordo para assentar passageiros da Varig com a companhia americana.
A crise da Varig não estava na pauta oficial mas foi assunto recorrente na Lacime 2006, feira de turismo de negócios encerrada ontem, em São Paulo. Cerca de 30% de potenciais compradores que viajariam em vôos da empresa, uma das patrocinadoras do evento, não conseguiram chegar. Quem já estava em São Paulo e teve vôo de volta cancelado foi transferido para outras companhias.
COLABOROU Marcelo Balbio, que viajou a SP a convite da Reed Exhibitions