Título: SEM CONSEGUIR ATRAIR O PSB, LULA FICA COM ALENCAR
Autor: Adauri Antunes Barbosa
Fonte: O Globo, 24/06/2006, O País, p. 5

Presidente confirma que atual vice, do PRB, será convidado a integrar sua chapa para a disputa pela reeleição

CHAPECÓ (SC) e BRASÍLIA. Depois de esgotar todas as tentativas de ter como vice um nome do PSB, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou ontem em Chapecó, na região Oeste de Santa Catarina, que José Alencar (PRB), seu atual vice, será convidado a concorrer ao mesmo cargo na chapa da reeleição. Lula usou mais uma vez o futebol como metáfora para justificar a escolha:

¿ O José Alencar é o tipo de pessoa que eu não preciso convencer e não preciso nem conversar porque ele já é o vice. É só deixar do jeito que está. Sabe por quê? Eu aprendi com o futebol que em time que está ganhando a gente não mexe.

Em entrevista na localidade de Linha Caravaggio, onde entregou as chaves de uma casa financiada com recursos da Caixa Econômica Federal pela Cooperativa Habitacional da Agricultura Familiar (Cooperhaf), o presidente afirmou que nunca se preocupou com a escolha do vice.

¿ Já tenho vice. Ele já é meu vice há três anos e meio. Por que eu ia mudar? Ele continua. Nunca tive essa preocupação. Ele é um homem de extrema confiança, de muita lealdade, muito competente, um dos empresários mais bem sucedidos do Brasil ¿ disse Lula.

O presidente vai formalizar hoje, às 9h, no Palácio do Alvorada, o convite a Alencar . A decisão estava tomada desde quinta-feira à noite, mas o vice só foi avisado ontem de manhã, quase ao mesmo tempo em que Lula dizia, em Santa Catarina, que repetiria este ano a chapa de 2002.

Na quinta-feira, após assistir ao jogo entre o Brasil e o Japão na companhia, entre outros, dos presidentes do PSB, deputado Eduardo Campos (PE), do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), e do governador Jorge Viana (AC), Lula foi informado pela cúpula do PSB que o partido não se coligaria oficialmente com o PT nas eleições presidenciais.

Na entrega das chaves da casa ao agricultor Sílvio Sachetti, Lula elogiou a atuação da seleção brasileira no jogo contra o Japão. O presidente considerou o time mais tranqüilo e, segundo ele, Ronaldo ¿desencantou¿ com os dois gols que fez. Lula disse que está reivindicando, ao lado do Brasil inteiro, a permanência de Juninho Pernambucano na equipe:

¿ Uma mudança que, eu só não, o Brasil inteiro estava reivindicando, era a entrada do Juninho Pernambucano, ou seja, alguém que chutasse mais para o gol. Acho que ele fez isso ontem. Acho que é um bom problema para o Parreira resolver até terça-feira, ou seja, ele sabe que pode mexer no time ¿ disse Lula.

* Enviado especial